Adoção: mais que uma escolha é um gesto de amor

Tomar como próprio, aceitar legalmente, decidir. Esses são alguns dos significados do verbo adotar. Mais do que qualquer definição, adotar é um ato de amor, e, no Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio, nada melhor do que contar uma história de doação e amor.

LCV-5552Atualmente auxiliar administrativa da Prefeitura de Cariacica, Leidiana Ribeiro, 39 anos, sempre sonhou em ser mãe. A adoção também era um desejo que existia desde sempre. “Sonhava gerar dois filhos e adotar oito. Ter 10 filhos e incentivá-los a também adotar quando adultos e, assim, ir perpetuando esse gesto tão importante”, conta.

A primeira filha de Leidiana é adotiva e completa 15 anos no próximo mês. Na época da adoção, a auxiliar administrativa tinha apenas 23 anos e era solteira. Tudo aconteceu de forma inesperada. “Cheguei um dia do trabalho e minha mãe estava chorando. Perguntei o que estava acontecendo e, então, ela me contou sobre uma mulher que tinha acabado de ganhar um bebê e que tinha abandonado no hospital, e sobre o desejo dela de adotar o bebê. Então, prontamente decidi: Vamos adotá-la”.

A partir daí, Leidiana entrou com o pedido e com 30 dias de vida, a Letícia passou a ser oficialmente parte daquela família. “Já tinha esse desejo de um dia adotar, e ali senti que era o momento. Quando ela chegou, a peguei no colo e foi a maior festa. Letícia é uma benção, uma menina muito tranquila e bajulada por toda família”, diz.

Casada e com mais duas filhas, de 6 e 4 anos, Leidiana diz que ainda deseja adotar mais. “Minhas filhas são maravilhosas e, mesmo que demore, meu marido e eu pretendemos ainda adotar mais filhos. A Letícia não foi gerada no meu ventre, mas nasceu do meu coração e do meu desejo de ser mãe. É minha filha”.

Assistência Social

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, atualmente 26 crianças e dois  adolescentes estão em processo de destituição familiar e esperando por adoção em Cariacica. O município possui quatro abrigos para crianças e adolescentes, com o total de 67 acolhidos.

Para mais informações: 3354-5558