Semas orienta cidadãos sobre o combate a violência e exploração sexual infantil

O dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em menção ao caso Araceli, uma menina de 8 anos que desapareceu neste mesmo dia, no ano de 1973, em Vitória. A criança foi encontrada, dias após; morta, estuprada, drogada e carbonizada.

O caso repercute e causa comoção ainda nos dias de hoje. Na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Cariacica, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) busca orientar, conscientizar e direcionar as famílias que têm os direitos do menor violados. De 2017 até abril deste ano, 79 crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual são acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais do município.

“Caso os familiares percebam qualquer tipo de exposição e violação que a criança ou o adolescente possa estar sofrendo, ou qualquer mudança de atitude, é importante que as famílias busquem o serviço da média e alta complexidade de Cariacica, para que possamos direcionar, orientar e até mesmo realizar o acompanhamento necessário”, explicou o gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Semas, Valdecy Mindas.

Pensando nessa conscientização, a Semas, em parceria com o Governo do Estado, Polícia Federal, Conselhos Tutelares e Sest/Senat, realiza nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, uma panfletagem abordando o tema com o cidadão. A ação será realizada em frente ao Faça Fácil em Santo André, na feira de Cariacica Sede, no terminal de Jardim América e em frente a Ceasa, respectivamente. No dia 20 (domingo) será realizada uma caminhada no bairro Castelo Branco e em Jardim Camburi.

O cidadão que deseja obter mais informações sobre o assunto, pode entrar em contato com os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Cariacica.

Serviço:

Creas de Campo Grande - 3346-6335/3346-6320