Praça CEU é inaugurada com ações de esporte, cultura e lazer

Em meio a ações de esporte, lazer e cultura, foi inaugurada, na noite desta quinta-feira (1º), às 19h, o Centro de Artes e Esportes Unificados, a Praça CEU, em Nova Rosa da Penha II. Durante o evento, aconteceram ações simultâneas de: Taekwondo, balé, circo, capoeira e futsal em vários espaços da praça.  O local ficou cheio de moradores da região que aproveitaram a oportunidade para levar as crianças para brincar.

IMG_5409A dona de casa, Raquel Araújo Siqueira, 37 anos, levou os cinco filhos para conhecer a praça e participar das ações de lazer.  “É um espaço diferenciado que já está fazendo toda diferença na rotina dos moradores da região. Pretendo ser frequentadora constante da praça para que as crianças possam aproveitar ao máximo”, destacou Raquel.

IMG_5378 copiarA estudante Thiffany Amaral da Silvam, 14 anos, também ficou encantada com a obra. “Trouxe minha irmã Bianca, de 2 anos, para que ela possa brincar no parquinho. O legal é que aqui tem atividades para todas as idades”, ressaltou a adolescente.

A praça é o resultado do compartilhamento de ações e projetos entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o grupo gestor da Praça. A proposta da praça é ter uma programação constante com atrações culturais e esportivas. Assim, o local, em pouco tempo, se tornará um ponto de encontro para toda a Região 8.

Todos os espaços do novo equipamento poderão ser utilizados pela população do bairro e das outras comunidades que formam a região da Grande Nova Rosa da Penha. Bairros como: Padre Mathias, Vila Progresso, Nova Esperança, Porto das Pedras, Porto Engenho, Vila Cajueiro e Vila Progresso, a partir de agora terão esse espaço de cultura e lazer para entretenimento.

Para aproximar, ainda mais, a comunidade do novo espaço, os nomes dos equipamentos fazem referência a essas comunidades. Assim, o cineteatro foi batizado de “Moxuara”; a área das rampas de skate de “Porto das Rampas”; a sala multiuso de “Espaço de Artes Rosa Nova”; a quadra de “Espaço de Esportes Nova Rosa”; a Biblioteca de “Vila do Progresso”; o telecentro, de “Mathias Online” e o CRAS, de “Porto da Esperança”.

A Inauguração

IMG_5355Na noite desta quinta-feira (1º), durante a inauguração da Praça CEU o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, fez questão de visitar todos os espaços e frisar junto à comunidade sobre a importância da conservação do equipamento. “Isso aqui pertence ao cidadão. É um espaço público, mas, depende de cada um, o cuidado e o zelo com os equipamentos e os novos espaços para que sejam conservados”, declarou o prefeito.

O senador Ricardo Ferraço destacou que o local atuará diretamente na transformação de vidas. “As famílias que residem aqui terão acesso ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras), telecentro, biblioteca, cultura e lazer em um só lugar. Por isso, essa obra foi tão esperada e, agora, felizmente uma realidade”, disse o senador.

O representante da comunidade, Gilberto Vaz, garantiu que a comunidade só tem a ganhar com a Praça CEU, “Nosso bairro cresceu e precisava de um local como este. Ganhamos uma unidade de saúde em dezembro do ano passado e, agora, essa praça. Só tenho a agradecer”, enfatizou.

A Praça

O Centro de Artes e Esportes Unificados, chamado de Praça CEU, tem três mil metros quadrados, e é destinado à prática de esportes, manifestações culturais, cursos de capacitação, espaço de leitura e atendimento social. O espaço foi projetado para receber os mais diversos públicos, de todas as idades. Por isso, a construção abriga no centro do terreno: dois edifícios dispostos numa praça de esportes e lazer. O espaço conta com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro (com capacidade para 60 pessoas) e banheiros. Ao redor do prédio há, ainda, a quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamento de ginástica, playground, área de convivência (com mesas e bancos).

A praça oferece também uma pista para caminhada uma vez que todo seu entorno é adequado para a prática dessa atividade. O custo da obra é de R$ 2.285.393,94 e foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Ministério da Cultura. Ao contrário das demais praças, cuja administração é entregue à associação de moradores, a Praça CEU, conforme legislação federal, é comandada por um grupo gestor formado por sociedade civil e poder público local. O grupo tomou posse em 19 de dezembro do ano passado.