Pré-conferências para a IV Conferência Municipal de Educação a partir do dia 25

Profissionais ligados à Educação, representantes de instituições de ensino, entidades sindicais, conselhos municipais, pais e comunidade estarão reunidos, a partir do próximo dia 25, para debater o documento referência e avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação de Cariacica. A discussão acontecerá durante as pré-conferências preparatórias para a IV Conferência Municipal de Educação de Cariacica e Conferência Nacional Popular de Educação (Conape)/Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018.

O evento, terá quatro encontros ao longo dos meses de outubro e novembro, e acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). As pré-conferências são um pré-requisito para a Conferência Nacional Popular de Educação (Conap) e Conferência Municipal de Educação (Conae). Em 2018, o tema será "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica".

“Estamos em um momento de avaliação e monitoramento dos planos municipais de educação. Por isso o Fórum Municipal de Educação de Cariacica considera importante a participação de todos para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação reafirmando coletivamente o papel da Conferência na construção da democracia participativa no âmbito da educação brasileira e da implementação do Plano Nacional de Educação”, destacou a coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Daniela Cristina de Souza.

O que é o Fórum?
O Fórum Municipal de Educação de Cariacica (FME) de caráter permanente tem a função de discutir políticas públicas voltadas à educação, elaborar junto aos diversos segmentos da sociedade o Plano Municipal de Educação, coordenar as Conferências Municipais de Educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações, articulando-se com os correspondentes Fóruns de Educação do estado e municípios. O FME é responsável, ainda por realizar as Pré–conferências, como etapa municipal preparatória para a IV Conferência Municipal de Educação de Cariacica e Conape/Conae 2018.

Confira abaixo os eixos

DATA EIXOS DA CONAPE/CONAE 2018 METAS DO PME PALESTRANTES
25/10/2017 EIXO III – Planos Decenais, SNE e Gestão democrática: Participação Popular e Controle Social.

EIXO V – Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão.
4. Educação Especial Inclusiva.

6. Educação em Tempo Integral.

8. Educação de Jovens e Adultos para a superação das desigualdades.

9. Superação do analfabetismo.

10. EJA integrada à Educação Profissional.

11. Educação Profissional Técnica de Ensino Médio.
Profª  Drª Terezinha Maria Schuchter.
31/10/2017 EIXO IV – Planos decenais, SNE e a Democratização da Educação: Acesso, Permanência e gestão.

EIXO VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: cultura, desporto, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
1. Educação Infantil.

2. Ensino Fundamental.

3. Ensino Médio.

5. Alfabetização até o 3º ano.
Profª Drª Edna Castro de Oliveira.
08/11/2017 EIXO I - O PNE na Articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.

EIXO II - Planos decenais e o SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.
7. Qualidade da Educação (avaliação e indicadores).

12. Ampliação das matrículas na  Educação Superior.

13. Elevação da qualidade da Educação.

14. Ampliação das matrículas de Pós- Graduação Strictu Sensu.

15. Formação e valorização das(os) trabalhadoras(es) da educação.

16. Ampliação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Senso.
Prof. Dr. Rodrigo Rodrigues
13/11/2017 EIXO VII – Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

EIXO VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da Educação: Gestão, Transparência e Controle Social.
17. Valorização das(os) profissionais do Magistério.

18. Plano de carreira das(os) profissionais da educação.

19. Gestão Democrática.

20. Financiamento.
Prof. Dr. Itamar Mendes da Silva.

Data: 25/10  (quarta-feira)
Local: Auditório Antário Filho – Seme
Eixo III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social
Eixo V – Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Terezinha Maria Schuchter (Ufes)

Data: 31/10 (terça-feira)
Local: Auditório Antário Filho – Seme
Eixo IV – Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão
Eixo VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Edna Castro de Oliveira (Ufes).

Data: 08/11  (quarta-feira)
Local: Auditório Antário Filho – Seme
Eixo I – O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação
Eixo II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais