Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas

Mudas de ipês (rosa e branco), palmeira Jerivá, pitanga, araçá (branco e vermelho), araçá una, gabiroba e pau pombo foram plantadas, na manhã desta quinta-feira (21), no Parque Linear Municipal de São Conrado em comemoração ao Dia da Árvore. A data também foi celebrada pelas crianças da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Sebastião Rodrigues Sobrinho que plantaram uma muda de ipê rosa no jardim do Faça Fácil, em Campo Grande.

IMG_1727 copiarIMG_1713 copiarA ação realizada no parque foi dividida em dois momentos: na parque baixa do terreno foram plantadas as mudas frutíferas, nativas da região; já as árvores maiores e mais frondosas, foram plantadas na área alta do parque formando uma alameda.

IMG_1793 copiar“Desde que o parque foi inaugurado há um ano, plantamos mais de 600 mudas aqui. Nosso trabalho de plantio é constante. Com base nos bos resultados que obtivemos em São Conrado estamos com projetos semelhantes para outros bairros”, destacou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Wellington Silva.

IMG_1758 copiarDe acordo com o secretário, no momento, uma nascente do bairro Prolar está em processo de recuperação. “Vamos construir uma praça no local e arborizar a área, assim como fizemos aqui”, explicou. Ele ressaltou, ainda, que a secretaria também já identificou uma nascente no bairro Santa Bárbara. “Faremos o mesmo processo: recuperação da nascente, construção de um parque e plantio de árvores”, destacou.

A subsecretária de Meio Ambiente, Camila Gomes Pacheco, frisa que as ações de revitalizaçáo de áreas ambientais são constantes na cidade. “Além de conservação das áreas verdes, também atuamos na fiscalização”, informou a subsecretária.

IMG_1808 copiarEntregue pela Semdec, em setembro de 2016, e fruto de uma compensação ambiental com uma empresa privada o parque São Conrado possui dois lagos, pista de caminhada de 650 metros, minipraça para eventos, bancos de pedra para contemplação e descanso, além de um projeto paisagístico que promoveu jardinagem numa área de 6 mil metros quadrados.

“Essas melhorias aproximaram a comunidade do parque. Hoje, eles são os grandes protetores dessa área. Além de usarem o espaço para passeios, atividades físicas e caminhadas, agora, usam o parque como área de convivência, pois toda sexta e sábado promovem uma feirinha aqui”, disse o representante da Associação Ambiental Capixaba, Elcimar Fantone.

Crianças

IMG_20170921_095149959IMG_20170921_093353625O jardim do Faça Fácil também ganhou uma muda de ipê rosa que foi plantada pelas crianças da Emef Sebastião Rodrigues Sobrinho, de Flor do Campo, em uma ação que envolveu crianças do 4º ao 8º ano. Ao todo, 80 estudantes participaram do evento que contou com a apresentação do coral SemeArte.