Crianças aprendem sobre alimentação saudável com muita diversão

IMG_7627A manhã desta sexta-feira, 18, foi especial para as crianças da Obra Social Gabriel Dellane, no bairro Novo Horizonte. Uma equipe de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) esteve no local para levar um pouco de informação e conhecimento para os pequenos, por meio de brincadeiras e muita diversão.

A coordenadora da obra social, Conceição Aparecida, trabalha no local há mais de 6 anos e aprovou o projeto. “Nós recebemos muita doação de alimentos, e grande parte são legumes e frutas. Muitas crianças já olham com cara feia porque preferem as guloseimas. As brincadeiras realizadas nesta oficina despertam neles interesse pelo alimento saudável. Então no momento da refeição, eles lembram e associam ao que aprenderam”, explicou Conceição.

O coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional de Cariacica, Valmir Manoel de Souza, explicou que esse trabalho é realizado para as instituições credenciadas no Conselho Municipal de Assistência Social IMG_7635(Comasc), e é realizado tanto para crianças como para adultos. “É um trabalho de orientação, para que crianças e adultos saibam como aproveitar melhor os alimentos, sem desperdício, e aprendam sobre a importância dos nutrientes para o corpo. Para as crianças a oficina é realizada de forma lúdica, com brincadeiras, e para os adultos por meio de palestras e vídeos”, explica.

Teve pescaria de ‘alimentos’, em que as crianças pescavam tanto produtos saudáveis como também os mais impróprios; e uma amarelinha com várias imagens de comidas. Nas duas brincadeiras a criançada entendia a função de cada alimento, os benefícios e malefícios que poderiam causar.