Sai resultado da Lei João Bananeira

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) divulgou no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (07) o resultado final dos projetos contemplados em 2017 pelo Edital II/2016 da Lei Municipal de Incentivo Financeiro à Cultura João Bananeira.  Após análise , foram aprovados 30 projetos dos segmentos de audiovisual (dois ao todo), literatura (seis), patrimônio (quatro), música (cinco), artes cênicas (quatro), arte contemporânea (um), artes visuais (três) e cultura popular (cinco).

A lista dos projetos pode ser acessada aqui.

Esse ano, a Lei disponibilizou R$ 538.500,00 de incentivo financeiro para os artistas do município. A Secretaria Municipal de Cultura entrará em contato com cada proponente selecionado para a assinatura do termo de compromisso.

Os artistas que não tiveram os projetos aprovados poderão obter vistas ou cópias processuais, conforme item 39 do Edital II/2016 da Lei Municipal de Incentivo Financeiro à Cultura João Bananeira.

Repasse direto

Em Cariacica, o benefício é repassado diretamente ao artista contemplado. Assim, ele não precisa trocar bônus por meio de empresas, o que agiliza e desburocratiza o processo, conseguindo executar os projetos mais rapidamente. Essa atitude, inédita no país, também gera mais transparência para o trabalho da administração pública e está servindo de modelo para outros municípios da Grande Vitória.

Os projetos apresentados neste ano tiveram valor máximo de R$ 22.305,50. Os critérios para aprovação envolveram relevância temática, inovação, viabilidade técnica, princípios éticos, adequação física e financeira. Em 2016, 35 projetos foram contemplados pela Lei de incentivo à cultura João Bananeira.