Região 1 recebe primeira audiência pública do PDM 2018/2027 de Cariacica

A construção do Plano Diretor Municipal de Cariacica (PDM), planejado para ser concluído no último trimestre de 2017, entrou na fase de participação da sociedade e entidades civis organizadas. Depois de estruturação da equipe, metodologia e planejamento, foram ouvidos alguns setores da sociedade, entidades e conselhos de classe. O novo passo será ouvir a população, ampliando o alcance com audiências públicas em cada uma das 13 regiões demográficas da cidade.


A primeira reunião se dará nesta terça-feira (4), na Emef Padre Gabriel Roger Maire, Porto Novo. O encontro é direcionada para os moradores dos bairros da Região 1, da qual fazem parte os bairros Porto Novo, Aparecida, Flexal I, Flexal II, Nova Canaã, Porto de Santana, Presidente Médice e Retiro Saudoso, de acordo como definido no Plano de Organização Territorial (POT). Até o dia 27 de julho as outras 12 regiões também terão uma audiência pública local sobre o tema.


Na metodologia a equipe da Prefeitura, formada por servidores técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), fazem uma leitura técnica analisando o atual PDM, apontando alguns gargalos e projetando anseios para os próximos 10 anos de desenvolvimento do município, prazo de vigência do próximo documento. A partir de então a sociedade participa contribuindo com aspectos que enxerga, na vivência do dia a dia, como essenciais para uma cidade mais justa, inclusiva e democrática.


O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Marcus Zanotti, reafirmou a necessidade de fazer a revisão e lembrou que Cariacica sai um passo à frente devido ao momento propício. O PDM de Cariacica está em elaboração simultaneamente ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande Vitória (PDUI). Buscando eficiência e qualidade a cidade assinou, há cerca de um mês, um convênio com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que permite transferência metodológica, de informações e qualificação, possibilitando que um plano dialogue com o outro no início de 2018, quando ambos serão aplicados.


“É impossível comparar Cariacica e o cenário econômico de 2007 com os dias atuais, por isso é vital esta atualização. Mas damos um passo à frente pela coincidência e pensando estrategicamente ao nos unirmos aos trabalhos do IJSN pois, a partir de 2018 as demais cidade terão até três anos para alinharem seus planos ao da Região, enquanto o nosso já nasce atualizado”, comentou o secretário.


Como medida de economicidade e levando em conta a capacidade do corpo técnico, a Prefeitura conta com um grupo de servidores da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente no comanda destas ações. A estimativa é de que isto pode significar uma economia de cerca de R$ 2 milhões. além disso, é adotada uma metodologia em que os servidores são os facilitadores para conduzir os anseios da sociedade para os pontos essenciais inerentes a cada setor, fazendo assim um PDM que atenda ao coletivo. Para isso, outros setores serão ouvidos.


Serviço

Audiência Pública para debate sobre o PDM de Cariacica 2018/2027 - Região 1

Quando: terça-feira, 4 de julho

Local: Emef Padre Gabriel, Porto Novo

Horário: 19h

 

Confira o calendário das audiências públicas para debate sobre o PDM de Cariacica 2018/2027

terça-feira (4) - Região 1 - Porto Novo

quarta-feira (5) - Região 13 - Boa Vista

quinta-feira (6) - Região 3 - Itacibá

sexta-feira (7) - Região 13 - Cachoeirinha

terça-feira (11) - Região 4 - Campo Grande

quarta-feira (12) - Região 5 - Itaquari

quinta-feira (13) - Região 6 - Vista Mar

sexta-feira (14) - Região 2 - Tabajara

terça-feira (18) - Região 7 - Jardim Botânico

quarta-feira (19) - Região 8 - Nova Rosa da Penha

quinta-feira (20) - Região 9 - São João Batista

terça-feira (25) - Região 10 - Novo Brasil

quarta-feira (26) - Região 11 - Campo Belo

quinta-feira (27) - Região 12 - Santo André