Triplo lançamento de livros no Frei Civitella neste sábado (17)

A noite será de triplo lançamento de livros neste sábado (17) no Centro Frei Civitella, em Campo Grande. A partir das 19h, Marcos Bubach autografa "Pés Descalços", em companhia de Zelina Berger, que assina "Identificando Alunos com Altas Habilidades/Superdotação" , e de Zeni Berger, que lança a autobiografia "Pé no Chão". Todas as obras foram contempladas pela Lei de Incentivo à Cultura João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). O evento contará ainda com sarau poético e apresentação da Orquestra de Violões de Viana, regida por Fleverson Rodrigues.

IMG_5612 copiar

OMarcos Bubach irá lançar seu quinto livro, "Pés Descalços" no Centro Frei Civitella, no sábado. Foto de Claudio Postay

O escritor de "Pés Descalços" (134 páginas, R$ 25) faz uma homenagem à simplicidade da infância, onde as brincadeiras eram feitas nas ruas e longe de novidades tecnológicas. "Eu me pauto no que vivi quando criança em Marechal Floriano e no bairro de Santo André, aqui em Cariacica: uma infância mais pé no chão, recheada de jogar bola na rua até a noite chegar, de ralar joelho descendo ladeira em carrinho de rolimã, de ouvir as nossas mães chamando a gente para sair da rua para tomar banho, que era hora da janta", descreve Bubach. Ele desenvolve a temática por meio de contos biográficos e enfatiza que esse brincar simples da garotada ainda pode ser visto e sentido, principalmente nos bairros de periferia. "Pés Descalços" é o quinto livro do autor, que faz da literatura uma de suas grandes paixões. Morador de Santa Bárbara e profissional da área de Recursos Humanos, ele é um entusiasta das letras, desenvolvendo o projeto "Semente Literária" (www.sementeliteraria.com.br), que incentiva o gosto e a produção literária entre alunos do ensino fundamental e médio.

Já "Identificando Alunos com Altas Habilidades/Superdotação" (96 páginas, R$ 20), de Zelina Berger, é o resultado de um trabalho de mestrado desenvolvido pela autora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Talma Sarmento de Miranda, em Campo Grande, em 2010. A então professora de Educação Física, que hoje tem mestrado e doutorado na área de Ciências da Educação com foco na Educação Especial, se pautou no cientista norte-americano Howard Gardner e suas teorias de inteligências múltiplas. "Acompanhei uma turma do oitavo ano de 30 estudantes e identifiquei sete com características de superdotação. É necessário uma maneira diferente de ensino para se lidar com este tipo de aluno", sintetiza. Na visão de Zelina, o superdotado não se limita aquela imagem do senso comum do estudante que tira nota máxima em todas as matérias e que vive de olho nos livros. "Muitas vezes, ele não se adapta ao que é estabelecido e o resultado é um menino ou menina que está desinteressado ao senso comum da escola e que é inquieto, reprova, tem problema de disciplina. O conteúdo e a forma com que o conhecimento é disseminado precisam ser colocados de outra forma para este tipo de estudante", alerta. No acompanhamento descrito no livro, Zelina informa que é fundamental que o professor tenha capacidade para diferenciar o aluno com alta dotação. "O sistema educacional também deve contribuir com o trabalho do professor. Falta investimento nessa área. Se o professor não estiver captado para fazer essa identificação, isso não é possível e muitos talentos se perdem", alerta.

A última obra a ser lançada,  "Pé no Chão" (88 páginas, R$ 20), de Zeni Berger (irmã de Zelina), é um exemplo de superação e força de vontade. O livro foi totalmente escrito por meio dos pés da autora, que nasceu com paralisia cerebral e só pode mexer essas partes do corpo. Natural de Itarana e hoje morando em Campo Grande, Zeni, 61 anos, descreve na obras suas memórias e o que teve que enfrentar para realizar seu grande sonho: aprender a ler e a escrever para levar uma vida normal como toda criança. O sistema educacional na época, que não contava com políticas inclusivas, não a aceitou apesar da insistência da família e do próprio desejo da garota.

Mas ela não desistiu. Aprendeu a ler e a escrever em casa, passando a manipular caneta, lápis e papel com os pés. O lançamento representa uma grande vitória para ela. Cuidada pelas irmãs, ela, hoje, desenvolve seus textos por meio de computador. "E adora internet. Passa as noites acordadas, querendo saber das notícias e das novidades. Eu tenho que pedir para ela ir dormir porque senão fica a madrugada inteira teclando", informa, com bom humor, a irmã Elza Berger

Serviço:

Lançamento dos livros "Pés Descalços", de Marcos Bubach; "Identificando Alunos com Altas Habilidades/Superdotação", de Zelina Berger e "Pé no Chão", de Zeni Berger.

Quando: sábado (17), às 19h.

Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Avenida Expedito Garcia, 200, ao lado do Supermercado Carone, Campo Grande, Cariacica.

Informações: 3346-6342.

Entrada gratuita.

Onde encontrar os livros: "Pés Descalços", de Marcos Berger, na livraria Logos no Shopping Jardins (Vitória) e contatos por meio do email: marcosbubach@yahoo.com.br; "Identificando Alunos com Altas Habilidades/Superdotação", de Zelina Berger e "Pé no Chão", de Zeni Berger, com a autora Zelina Berger no 9 9972-9887.