Cuidados na volta às aulas ajudam na adaptação dos estudantes

Férias acabando e o retorno às salas de aula pode ser um período complicado para crianças e adolescentes. Os menores podem ficar ansiosos, principalmente se for a primeira experiência educacional. Então, como auxiliar os estudantes durante a adaptação? Segundo a técnica da Coordenação de Educação Infantil, Rosimere de Almeida da Silva Mendes, os pais devem conversa com os filhos e passar segurança.

“Tudo é um processo e cada criança assimila a realidade de um jeito. É bom ter calma e explicar para a criança que ela vai fazer novos amigos e aprender muitas coisas. Outras atitudes válidas são incentivar o pequeno a compartilhar os espaços e estabelecer uma rotina com horários que permitam que ele brinque, se alimente, estude, desacelere e descanse adequadamente”, explica. Durante a primeira semana de aula, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) trabalharão com um horário reduzido, para a adaptação dos alunos.

Para o Ensino Fundamental, as dicas são praticamente as mesmas. “Como eles já estão mais acostumados a ir para a escola, fica mais fácil. Mas em qualquer idade o acompanhamento dos pais durante todo o ano é extremamente importante, principalmente para a autoestima da criança e do adolescente”, avalia a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Patrícia Bernardo da Silva Martins. Nos primeiros dias do ano letivo, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) desenvolvem atividades de integração para os estudantes, como dinâmicas e a apresentação dos professores.

648916_42119958Peso da mochila

Outro fator de atenção na volta às aulas é o peso que crianças e adolescentes carregam diariamente. Apesar de ajudar no transporte do material escolar, se usadas de maneira incorreta, as mochilas podem causar desvios na coluna dos alunos. Confira algumas dicas para escolher a bolsa certa para o seu filho:

• O peso certo da mochila, incluindo todo o material que a criança carrega, deve corresponder de 5% a 10% do peso. Isso quer dizer que, se o peso do estudante é 40kg, a bolsa precisa ter 4 kg, no máximo;

• Se seu filho é bem pequeno, opte pelas mochilas com rodinhas. Crianças maiores e adolescentes podem usar mochila nas costas, sempre com as alças nos dois ombros e em uma altura ajustada à coluna;

• Ajude a criança a organizar o material do dia seguinte. Assim, evita-se o transporte de coisas desnecessárias. Além disso, vale ficar atento a queixas da criança sobre dores nas costas.