Ação educativa abre campanha da luta pelos direitos da pessoa com deficiência

Conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência. É com a intenção de chamar a atenção para tema, que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cariacica (COMDPED) promoverá uma mobilização educativa no Shopping Moxuara nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, das 18h às 21h. A ação faz alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro.

Quem passar pelo shopping poderá conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelo conselho e das políticas de inclusão das pessoas com deficiência no município. Materiais informativos e abordagem educativa vão marcar a ação, levando mais informação sobre os desafios para a inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência.

Já no dia 3 de dezembro, sábado, data que marca oficialmente a campanha da luta dos direitos da pessoa com deficiência, haverá uma mostra cultural, com apresentações de dança, teatro com as pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), contação de histórias e a participação especial de atletas paralímpicos do município, que participaram dos jogos Paralímpicos Rio 2016.

Na lista do time, as representantes de Cariacica no basquete em cadeiras de roda na Paraolimpíada, Jéssica Silva Santana e Ivanilde Biza, que fizeram parte da Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas. A nadadora Patrícia Pereira dos Santos, que foi campeã brasileira no Paradesporto de 2010 a 2015, campeã em 2013 do Open Paralímpico de Natação da Argentina e na Olimpíada em casa, conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x50. E o velocista, Júlio Souza Gomes, que participou das Paraolimpíadas de Barcelona (1992) e Atlanta (1996). Estes verdadeiros vencedores vão contar as suas histórias de superação e motivação pela trajetória esportiva.

Ainda faz parte da programação, a apresentação do grupo de teatro Ratibum, do cantor Maninho, e encerramento fica por conta da Banda Fanfacongo da Apae, que apresentará no seu repertório músicas tradicionais do congo, além de canções populares ao som do tambor e da casaca. A atividade acontecerá no auditório da EMEF Hunney Everest Piovesan, em Morada de Santa Fé, a partir das 14h.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, foi instituído pelas Nações Unidas, em 1992, dez anos depois da assembleia da ONU proclamar a instituição do programa mundial de ação sobre pessoas com deficiência. A data tem como objetivo debater a necessidade de maior atenção da sociedade civil e do poder público em prol dos direitos da pessoa com deficiência.

Em Cariacica, para acompanhar e fiscalizar a implementação de políticas de atendimento da pessoa com deficiência, foi criado o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cariacica (COMDPED), órgão formado membros da sociedade civil e representantes do poder público, previsto na Lei Municipal n°4.403/2006. Para saber mais, a pessoa pode entrar em contato com a Casa dos Conselhos pelos telefones 3346-6333 e 3346-6301.