Creas de Campo Grande recebe ação de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

As mulheres acompanhadas pela Coordenação dos Direitos da Mulher (CODIM), da Secretaria de Desenvolvimento Social, participaram nesta quarta-feira, dia 30, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Campo Grande do projeto “Educar em Direitos da Mulher: Ministério Público e Comunidade”. A ação faz parte das atividades previstas no município da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.


O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), trouxe para Cariacica o projeto que reúne palestras com profissionais que atuam em defesa dos direitos da mulher. As palestras foram ministradas pela Promotora de Justiça e Coordenadora Estadual do NEVID, Dr. Cláudia dos Santos Albuquerque e o promotor de Justiça da Violência Doméstica de Cariacica, José Lauro Herzog Filho.


Na exposição dos promotores, foram apresentados os direitos previstos na lei, como os aspectos jurídicos da Lei nº11.340/2006, Lei Maria da Penha, as formas de violência, os canais de denúncia e ainda discussões sobre a questão de gênero. As mulheres atendidas pelo CODIM e usuários acompanhados pelo Creas de Campo Grande tiveram a oportunidade de melhor esclarecer os aspectos civis e sociais da violência doméstica e de gênero.


Dentro da semana dos Direitos Humanos, haverá uma homenagem aos voluntários de entidades, conselhos e instituições que desenvolveram um trabalho voluntário em prol das pessoas nas áreas de assistência, saúde e educação. A entrega dos certificados acontecerá no dia 5 de dezembro, às 15h, quando é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado, no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC), em Campo Grande.


Campanha
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização mundial que envolve setores da sociedade civil e poder público na realização de ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e segue até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste ano, os 16 Dias de Ativismo têm o objetivo alertar a sociedade sobre diversas formas de violência do cotidiano que podem desencadear para agressões mais severas contra mulheres.