Todas as formas de dança de rua no palco do Frei Civitella

img_5506-grupo-2

A Cia Vitória Street Dance mescla diversas modalidades de street dance na montagem "Elementos"

A Companhia Vitória Street Dance (Cia VSD) leva o espetáculo "Elementos" para o palco do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Com direção de Laudeni Martins, a montagem traz toda a malemolência moderna da dança de rua, adaptada para o espaço cênico. As sessões ocorrem nesta terça (29) e quarta-feira (30), às 10h e às 14h, com entrada franca. O espetáculo ganhou apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura.

O grupo de dança, que é sediado em Jardim América, está acostumado a fazer intervenções urbanas e ocupar territórios ao ar livre. Porém, resolveram encarar o desafio representado pelo limite imposto pelo traçado de um palco tradicional. "Preferimos, então, colocar essas expressões corporais de rua em um diálogo que envolvesse tanto quem está acostumado com o movimento hip hop quanto quem é totalmente leigo no assunto", resume Laudeni, que ressalta que a coreografia foi criada em conjunto.

Os sete dançarinos promovem um "bate-papo" entre as várias modalidades de street dance. House, afro-brasileiro, break, hip hop dance, krumpim, vídeo dance, dancehall, steps, capoeira e samba foram as bases onde foram construídas as coreografias, que são assinadas coletivamente.  "À medida que tentávamos colocar esses estilos  para uma interação, fomos criando e construindo novos movimentos. Isto prova que o palco não nos limitou. O que seria uma limitação, acabou dando incentivo para que os artistas criassem mais, provando que todo lugar é válido para a dança de rua", reforça.

A Cia VSD está na estrada desde 1997. É a única no cenário atual do Espírito Santo a levar street dance para os teatros. Entre as inúmeras premiações, este ano obteve primeiro lugar no festival Enesdança com o espetáculo "Atual Mente". Além de integrantes de Vitória, também abriga artistas de Cariacica, dos bairros Jardim América, Itacibá e Campo Grande.

Nas sessões de hoje e amanhã, a plateia será ocupada pelos alunos da Emef Talma Sarmento de Miranda, convidados pelo projeto "A Escola Vai ao Teatro", desenvolvido pela Cia.

Serviço:

Espetáculo "Elementos" com a Companhia Vitória Street Dance

Direção: Laudeni Martins.

Coreografias: criação coletiva.

Elenco: Jéssica Vago, Jairo Hortêncio, Jean Mattos, Jhoni Mattos, Manu Calmon, Filipe Mageski, Pablo Sheko.

Quando: nesta terça (29) e quarta-feira (30), às 10h e às 14h.

Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Avenida Expedito Garcia, próximo ao supermercado Carone, Campo Grande.
Telefone: 3346-6342.

Quanto: gratuito.