Eleição escolhe entidades da sociedade civil para Conegro

A solenidade de eleição das entidades representantes de movimentos negros para compor o Conselho de Negras (os) de Cariacica aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 21, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, em Campo Grande. As sete instituições eleitas terão cadeira fixa para atuar na promoção de políticas em defesa da comunidade negra e afrodescendente.

Acompanhando e fiscalizando a política municipal de valorização da igualdade racial, o Conselho de Negras (os), instituído na Lei n°5.293/2014, é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, num total de 14 membros. O segundo mandato do Conegro terá gestão de dois anos, no período de 2016-2018.

A eleição para o processo de escolha das entidades representantes ocorreu em urna, pelo voto secreto e teve o resultado pela maioria simples de votos válidos. As entidades escolhidas têm até sexta-feira, dia 25, para encaminhar à Comissão Eleitoral do conselho os nomes dos membros titulares e suplentes.

Os conselheiros da sociedade civil eleitos, junto com os representantes do poder público municipal, tomam posse no dia 9 de dezembro (sexta-feira).

Entidades eleitas para o Conselho Municipal de Negras (os):

. UNEGRO - União de Negros pela Igualdade/ES
. UGT - União Geral dos Trabalhadores/ES
. FNMN - Fórum de Mulheres Negras/ES
. Instituto Elimur Cleber Maciel
. Associação Cultural Nação Iorubá.
. YLE TORYASCHE OSCHLAGUIÃN.
. APNs - Agentes Pastoral de Negros do Brasil