Programa de Aquisição de Alimentos entrega produtos as crianças da Apae

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) vem mudando a realidade dos agricultores, famílias e entidades da cidade. Uma dessas instituições é a Apae que, na tarde desta quinta-feira (17), recebeu da equipe do PAA alimentos que fazem parte do cardápio das crianças.

Outras 15 entidades recebem o benefício, além de cerca de 400 famílias cadastradas no Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os alimentos que fazem parte da cesta são:
ovos, filé de tilápia, iogurte, ricota, mel, frutas, legumes e verduras. Todos esses produtos são entregues a cada 15 dias.

Para fazer parte do PAA é preciso que os produtores façam o cadastro na Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap). Depois disso, eles são avaliados para saber se atuam conforme os parâmetros da legislação sanitária.

Uma vez aprovado, é realizado o agendamento para que o agricultor entregue os produtos no Banco de Alimentos Josué de Castro, em Jardim América. De lá, o alimento é encaminhado a todas as entidades no mesmo dia.

Ao todo, 70% dos produtores rurais de Cariacica participam do PAA. O agricultor Gilberto Leite, que produz derivados do leite, ressalta a importância do PAA. “Participar do Programa de Aquisição de Alimentos fez muita diferença na minha renda como produtor. Tive um aumento de 30% no meu orçamento”, destaca.

O pagamento para os agricultores é feito pelo Governo Federal por meio de um cartão bancário. Compete somente ao município gerir a articulação entre os produtores, assim como, recebimento e distribuição dos alimentos.

“O PAA garante alimentos saudáveis e de qualidade para entidades e famílias do município, além de movimentar a economia dos pequenos produtores de Cariacica, muitos conseguem com essa renda, investir em novos equipamentos para melhorar a produção”, ressalta Wanderson Souza Rocha, assessor técnico da Semap.

 

Confira galeria de fotos:

img_8315-copiar img_8319-copiar img_8324-copiar img_8331-copiar img_8303-copiarimg_8327-copiar