Semdes divulga entidades habilitadas para o CONEGRO

A comissão eleitoral instituída pela Secretaria de Desenvolvimento Social torna público as oito entidades habilitadas para compor o segundo mandato do Conselho de Negras (os) de Cariacica (Conegro). A assembleia para eleição da nova equipe ocorrerá no dia 21, segunda-feira, às 18h30, no auditório da Semdes, em Campo Grande, dentro da promoção do mês dedicado à consciência negra.

Do total de 14 membros do conselho, sete cadeiras serão compostas por representantes de entidades da sociedade civil, legalmente constituídas, ou comprovada atuação em defesa da comunidade negra e afrodescendente. Os outros sete conselheiros serão formados por representantes do poder público municipal. Os novos membros eleitos terão mandato de dois anos, no biênio 2016-2018.

“A implementação do Conegro reforça o trabalho do município na aplicação de políticas públicas de igualdade racial e garantia dos direitos da população negra. O município já vem atuando em defesa das entidades, como na aquisição do selo de intolerância e a carteira de identificação das comunidades de terreiro. O conselho vem para atuar em parceria com o município”, explicou a gerente de Política de Promoção da Igualdade Racial, Adriana Silva.

CONEGRO
O Conselho Municipal de Negras (os), instituído na Lei nº5.293/2014, é um órgão público normativo, paritário, deliberativo, fiscalizador e competente para desenvolver estudos, propor medidas e políticas voltadas para negros e afrodescendentes, visando eliminar discriminações que atinjam a integração plena na vida socioeconômica, política, cultural e religiosa.

Confira a relação das entidades habilitadas para o conselho:

UNEGRO - União de Negros pela Igualdade/ES
UGT - União Geral dos Trabalhadores/ES
FNMN - Fórum de mulheres negras/ES
Instituti Elimur Cleber Maciel
Associação Cultural Nação Iorubá
YLE TORYASCHE OSCHLAGUIÃN
IBAXÉ OMO JAGUN

Serviço:
Secretaria de Desenvolvimento Social - Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Endereço: Rua Ministro Eurico Salles, n°16, Campo Grande
Contato: 3354-5566