Cariacica promove atividades em alusão ao Novembro Negro

Para marcar o Novembro Negro, mês dedicado à conscientização da cultura negra e promoção de políticas públicas de igualdade racial, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), preparou uma ampla e diversificada programação. Entre as ações previstas estão oficinas, homenagens, seminários, cadastro das matrizes africanas e apresentações culturais.

A Casa da Cidadania, que funciona em Flexal I, abre as portas para o projeto Cine Cidadania, com apresentações de vídeos de resistência e luta das mulheres negras. A sessão de cinema acontecerá no dia 16, quarta-feira, a partir das 14h, para a população feminina da Grande Flexal. No mesmo local, no dia 19, sábado, das 10h às 15h, haverá o cadastramento das comunidades de matrizes africanas do município no Cadastro Único (CadÚnico).

O enfrentamento ao preconceito também vai estar em pauta na exposição de vídeos sobre a temática étnico-racial. Quem passar pelo Procon Municipal ou Agência do Trabalhador de Cariacica, que funcionam no Edifício Christi, em Campo Grande, nos dias 14, 21 e 28, das 8h às 16h, poderá conferir o material. As atividades são realizadas através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial da Semdes.

No dia 18, entra em discussão a saúde integral da população negra no seminário voltado para os profissionais da rede e representantes de movimentos negros, no auditório da Semus, em Jardim América. Na oportunidade, será lançado o Comitê Municipal de Equidade em Saúde. Esta atividade, que ocorrerá das 13h30 às 17h, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda dentro da programação, acontecerá uma oficina de turbante, acessório símbolo de visibilidade para a cultura negra, no dia 25. Um curso, direcionado aos funcionários da Semdes, para ensinar as amarrações de turbantes, mas principalmente para fortalecer a memória e autoestima de mulheres negras. O trabalho será realizado, das 14h às 17h, no auditório da Semdes, em Campo Grande.

O mês de consciência negra encerra o cronograma de atividades com o encontro de jovens intitulado “Diálogo sobre o Extermínio da Juventude Negra”, no dia 26, sábado, com apresentação de sarau de poesias e palco livre para intervenções culturais. O diálogo com os jovens também será realizado na Casa da Cidadania, a partir das 14h.

Confira a programação completa do novembro negro em Cariacica:

Encontro da Rede Estadual dos Povos Tradicionais de Terreiros
Dia: 04 de novembro
Horário: às 18h
Local: Câmara Municipal de Cariacica

I Encontro das Trançadeiras
Dia: 05 de novembro
Horário: a partir das 10h
Local: CEC REAME (Rua Independência, s/nº, Cruzeiro do Sul, Cariacica)

Reunião do Comitê Estadual de Equidade em Saúde – SESA
Dia: 09 de novembro
Horário: 9h
Local: Secretaria de Estado da Saúde (Ed. Enseada Plaza - Rua Engenheiro Guilherme José Monjardim Varejão, nº 225, Enseada do Suá, Vitória)

Eleição do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Dia: 11 de novembro
Horário: 9h
Local: Casa dos Direitos (Avenida Paulino Muller, nº 200, Ilha de Santa Maria, Vitória)

Projeto Cine Cidadania (Apresentação do Vídeo Resistência e Luta das Mulheres Negras)
Dia: 16 de novembro
Horário: 14h às 17h

Seminário da Saúde Integral da População Negra e Lançamento do Comitê Municipal de Equidade em Saúde
Dia: 18 de novembro
Horário: 13h30 às 17h
Local: Auditório da Semus (Avenida Brasil, nº38, Jardim América, Cariacica)

Cadastramento das Comunidades de Matrizes Africanas no Cadastro Único (CadÚnico)
Dia: 19 de novembro
Horário: 8h às 13h

Eleição do Conselho de Negras (os) de Cariacica
Dia: 21 de novembro
Horário: 18h30
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES (Rua Ministro Eurico Salles, nº 16, Campo Grande, Cariacica)

Homenagem e Certificação aos Professores pela lei 10639/2003 em alusão a lei Mestre Carlão.
Dia: 22 de novembro
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural Municipal Frei Ubaldo Favagallo da Civitella Del Tronto – Avenida Expedito Garcia (próximo ao supermercado Carone, Campo Grande).

Diálogo sobre o Extermínio da juventude Negra – Rap, Funk, sarau de poesias
Dia: 26 de novembro
Horário: 14h
Local: Casa da Cidadania de Cariacica (Rua Lourival de Almeida, Flexal I, Cariacica).

Apresentação de vídeo com temática étnico-racial
Dia: 14, 21 e 28 de novembro
Horário: 8h às 16h
Local: Edifício Christi (Rua João Lopes Rogerio, 6 - Campo Grande, Cariacica)