Artistas contemplados com a lei João Bananeira recebem certificado

A noite desta quarta-feira (9) foi de mais uma vitória para o movimento cultural cariaciquense na solenidade que oficializou os artistas e entidades aprovados com o bônus da Lei João Bananeira edital I/2015. A entrega dos certificados aconteceu na casa de cultura do município, no imponente Centro Frei Civitella, recém-inaugurado.

A abertura do evento foi abrilhantada com a apresentação de Carlos Oliveira, que teve seu projeto Cantos Meus aprovado pela lei. Num dueto com a filha, de apenas 13 anos, Ana Oliveira, o artista relembrou algumas canções do primeiro CD, e antecipou músicas que estarão no seu próximo trabalho, que será concretizado com o suporte do recurso da lei.

IMG_0027 copiar“Tenho pela segunda vez um projeto contemplado pela Lei João Bananeira, que me permitiu lançar o primeiro álbum em 2013, e agora estou no meu segundo projeto e quero lançar o CD no centro cultural, que é a nossa casa”, contou orgulhoso. O álbum reúne canções autorais, que, em algumas faixas, inclusive, exaltam as belezas e encantos de Cariacica.

A Lei de Incentivo Financeiro à Cultura João Bananeira, na gestão da Secretaria de Cultura, valoriza iniciativas culturais com o suporte orçamentário para projetos artísticos cariaciquenses. E a partir desta edição, a lei ganhou uma novidade: o artista tem o bônus do recurso garantido. Antes, o proponente recebia um bônus para trocá-lo nas empresas e tentar o recurso viabilizado pelo projeto, agora, com a mudança, o artista já recebe o dinheiro para colocar o projeto em prática.

IMG_9997 copiarDurante a solenidade, os titulares dos projetos aprovados receberam orientações sobre os procedimentos para a aquisição do recurso. Na oportunidade, Carlos Délio, secretário de Cultura de Cariacica, destacou a nova reformulação da lei como mais uma conquista para a classe artística do município. “O novo formato da lei valoriza o artista e fomenta a cultura local. É mais um incentivo para o resgate de muitos trabalhos cultuais e colocar em prática projetos que estão no papel", contou.

Neste edital, mais de 119 projetos foram inscritos, superando as edições anteriores. Deste total, 35 projetos foram selecionados entre trabalhos da cultura popular, artes cênicas, literatura, música, artes plásticas e audiovisuais.

IMG_0097 copiarO artista e educador Edivan Freitas foi um dos contemplados pela lei João Bananeira, com o projeto Dança da Fala, e apresentou alguns dos seus sucessos do último disco, no formato pocket show. Percorrendo por diversas influencias musicais brasileiras dos anos 60 e 70, Edivan quer trazer neste novo disco um material mais orgânico, ao som do violão e da percussão, conquista que será possível com o recurso da lei.

“Sou grato a Cariacica. Vou conseguir lançar meu segundo disco por conta do suporte da Lei João Bananeira. Infelizmente ainda não consigo viver só de música, então isso nos impulsiona a continuar lutando pela arte. A classe cultural de Cariacica só tem a ganhar com projetos como este”, concluiu.

Confira a relação dos projetos aprovados pela Lei de Incentivo Financeiro à Cultura João Bananeira:

. Projeto Laços de Cultura - Celio dos Santos de Oliveira

. Curso “Universidade de congo de Cariacica para as gerações afro-culturais - Marco Antônio Pereira

. O artesanato apresenta Cariacica – Delsiane da paixão Barboza

. Afro comunidade – Antônio Casemiro dos Santos Neto

. A arte da Capoeira-da palma da mão a ponta do pé – Jocinei Alcantara Chaves

. Mini máscara de congo-mantendo a tradição – Elaine dos Santos de Araújo

. Intervenções Urbanas “Cultura na faixa” – Dorcino Filho de Souza

. Oficina de teatro de inclusão social – Adelza Mendes Gonçalvez

. I Mostra regional de teatro de Cariacica-Troféu pássaro de fogo – Grupo Paiol teatro

. Montagem do espetáculo teatral “A revolução do baixo ventre” – Wilton Bastos Bezerra da Silva

. Ser tão – Elaine Aparecida Costa Rodrigues