Prefeitura promove mobilização dos servidores para combate à violência contra mulher

O movimento de combate à violência contra a mulher em Cariacica ganhará mais força na próxima semana. A ação “Todos por Elas”, que será realizada na segunda-feira (6), na sede do Palácio Municipal, às 8h30, criará um grupo de multiplicadores que incentivem uma mudança de comportamento nas mulheres que sofrem abusos. A proposta é conscientizar os servidores da Prefeitura de Cariacica a lutar em defesa dos direitos femininos.

A mobilização tem como foco a conscientização para a temática, atentando para o recente caso de estupro coletivo de uma adolescente no Rio de Janeiro e de centenas de mulheres que diariamente são vítimas de algum tipo de violência. Somente em Cariacica, a Coordenação dos Direitos da Mulher, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), registrou 88 atendimentos assistenciais este ano. Em 2015, esse número foi de 417 casos.

Durante o evento, os servidores da Prefeitura serão recebidos pela equipe da Semdes com informativos educativos dos serviços de proteção à mulher e canais de denúncias, como o Disque 180. No hall da sede do Palácio Municipal haverá apresentação de vídeos indicando as diferentes formas de violação dos direitos da mulher.

Cada participante da ação ganhará laços brancos, em referência à campanha pelo fim da violência contra a mulher. “Abordar e debater a questão são passos importantes para que a sociedade avance na redução da violência e nos seus impactos. E os servidores podem ser agentes de difusão da mensagem de combate a qualquer forma de violência”, explicou a coordenadora dos Direitos da Mulher, Lais Fonseca dos Santos.

A coordenadora ressaltou, ainda, que o primeiro passo do projeto será atingir os mais de 6.600 servidores da instituição. Mas, o público-alvo do “Todos por Elas” está nas comunidades do município. “Queremos ouvir as pessoas que não chegam até nós. E mostrar que a violência e os abusos devem ser denunciados”, declara Laís.

A Semdes pretende realizar esse trabalho de aproximação com sessões de cinema nos bairros do município. Os vídeos irão expor as diversas formas de violência e, assim, sensibilizar a população para que contribua com o movimento em defesa da mulher.

Coordenação de Direitos da Mulher (CODIM)

Endereço: Rua Ministro Eurico Sales, nº 16, Campo Grande

Contato: 3354-5565