85 moradores de Nova Rosa da Penha regularizam escritura

Regularização fundiária em Cariacica tem dois nomes. Morar Legal, do Governo do Estado e Escritura Legal, parceria entre comunidade, iniciativa privada e Prefeitura. Estes projetos estão mudando a vida de muitas pessoas. Antes, a insegurança do que virá no dia seguinte, depois, a certeza de que poderá continuar a escrever sua história, com um patrimônio em seu nome, agregando mais dignidade e cidadania. O local onde morar, próprio, está mudando a vida de muitas famílias.

O Morar Legal é um programa que irá levar a oportunidade de regularização fundiária a famílias de várias cidades no Espírito Santo. Lançado na tarde desta quinta-feira (2), no Palácio Anchieta, pelo Governo do Estado, o Programa Morar Legal unificará as ações de regularização no Estado. À noite, o bairro Nova Rosa da Penha, um dos beneficiados em Cariacica, recebeu a primeira festa em torno da novidade. Ao todo, 85 famílias que estavam participando de um projeto anterior receberam suas escrituras e são exemplo para as próximas.

Além de Nova Rosa da Penha, o Morar Legal em Cariacica terá beneficiadas famílias do bairro Vila Oásis. Além destes o município já tem em andamento outro programa, o Escritura Legal, que está alcançando moradores de seis comunidades: Bela Vista, Bela Aurora, Castelo Branco, Padre Gabriel, Santa Paula e Campo Verde.

O pedreiro João Faria de Matos, 54, e sua esposa Dilma Barcelos, 53, tiveram um dia de muita alegria. Uma lida de muito trabalho foi recompensada com a escritura do terreno onde moram em Nova Rosa da Penha, desde 1992. Com os filhos já criados conquistaram agora segurança, pois "sem escritura não dormíamos tranquilos. Passamos uma temporada trabalhando no campo e quando voltamos tínhamos sempre isso em mente. Agora, a vida será outra", comemora João.

Patrícia e Amylee, de posse da escritura do terreno onde moram. Mais segurança para o futuro da família.

Outra família que comemorou nesta noite foi a da técnica de enfermagem Patrícia Rangel, 25, e sua  filha Amylee, 5. "É uma conquista muito grande. Isso aqui veio da minha avó, passou para minha mãe e hoje é meu. Sei que posso passar este patrimônio para minha filha no futuro, com mais segurança", contou Patrícia.

Quem entregou as escrituras foram o secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, e o prefeito de Cariacica Geraldo Luzia Junior. Coser anunciou que o benefício será estendido a novas famílias, enquanto Juninho lembrou que a organização comunitária de Nova Rosa da Penha gera conquistas. "Este programa é fruto da luta de vocês e uma política pública que vai trazer mudanças sociais para o bairro. Tanto na organização estrutural quanto na dignidade e cidadania de cada um que conquistar sua escritura", disse parabenizando as famílias.