Projeto leva oficinas de artesanato para mulheres de Flexal I

As mulheres do Projeto “Mulheres da Paz” estão colocando a mão na massa nas oficinas de artesanato com o Projeto EmpoderArt. Nesta quarta-feira (1), pela amanhã e à tarde, a atividade foi com caixa de leite e retalhos de tecido, confeccionando coloridos porta-trecos. As atividades acontecem às quartas na Casa da Cidadania, em Flexal I.


Assim como o nome do projeto indica, o EmpodeArt tem por finalidade contribuir com o processo de autonomia das mulheres, demonstrando que elas são capazes por meio da arte, descobrindo e aprendendo novas possibilidades. A elaboração do projeto está baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que orienta as políticas públicas nas dimensões econômica, social e ambiental, disposto no objetivo 3 - Igualdade entre sexos e valorização da mulher e objetivo 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. As oficinas são ministradas e coordenadas pela Subsecretaria de Direitos Humanos e Coordenação dos Direitos da Mulher.



A coordenadora pedagógica dos projetos que funcionam na Casa da Cidadania “Mulheres da Paz” e “Protejo”, Vanda Souza Vieira, explica que criação do EmpoderArt pela Coordenação dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), foi estimulado pela própria demanda das mulheres e que as participantes estão empenhadas com as novidades de cada oficina. “ As atividades vão além da carga horária do projeto “Mulheres da Paz” e mesmo assim estão presentes em todas as oficinas pelo interesse em aprender e por ver no curso a possibilidade de empreender”, explicou Vanda.




IMG_6384 copiar

Eurides da Almeida Reis, 66, é moradora de Flexal I


As oficinas são direcionadas às mulheres do projeto, mas também é aberto à comunidade. Cada turma, manhã e tarde, atende até 20 pessoas. Convidada por uma “Mulher da Paz”, Eurides da Almeida Reis está participando das oficinas e demonstrou habilidade em criar os artesanatos. “Nunca é tarde para a gente aprender. Aqui estou conhecendo novos trabalhos manuais, e a oficina torna-se um momento de prazer e convivência com outras mulheres da comunidade” , contou.


Para a confecção dos produtos, fitas adesivas, botões, materiais recicláveis e resíduos secos. Assim, além da atividade permitir uma possibilidade de renda adicional, a oficina contribui para a conscientização ambiental. Na próxima quarta (8), a oficina será de flor de meia e crivo de ovo.




IMG_6377 copiar

Cleidimara mostra orgulhosa o trabalho que produziu na oficina do Projeto EmpoderArt


A jovem “Mulher da Paz”, Cleidimara Nascimento, de 21 anos, mãe de duas crianças, está empolgada com as oficinas. “Eu sempre gostei de artesanato, mas não tinha incentivo. A oficina me estimulou a desenvolver outros produtos de artesanato e hoje eu confecciono garrafas de barbantes e tapetes de tela de garça e já estou pensando em comercializar, ajudando na renda de casa”, comentou.


Casa da Cidadania


Onde: Rua da Feira, em Flexal I


Contato: 3386-7586