Cariacica conta com equipe de resgate da fauna urbana

A remoção de animais da fauna como serpentes, corujas, gambás e espécies silvestres em geral que estejam em conflito com a população agora pode ser realizada no âmbito municipal. Além dos órgãos de proteção ambiental, como IBAMA e Polícia Militar Ambiental, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) também estão habilitados a proceder o resgate.

Os animais da fauna sinantrópica, pelos quais a ação é dirigida, correspondem espécies silvestres que coabitam o mesmo espaço do ser humano e podem gerar algum tipo de conflito e, em alguns casos, colocar em risco a saúde ou integridade física da pessoa.

Para habilitar o município para o resgate dos animais silvestres, os técnicos da Gerência de Meio Ambiente e alguns profissionais da Secretaria de Saúde participaram do curso “Introdução ao Manejo da Fauna: Biodiversidade, Contenção, Legislação e Fiscalização” capacitando-os no trabalho do manejo faunístico. O curso aconteceu ao longo de toda semana passada e foi dirigido pela equipe de ambientalistas do Núcleo de Fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), Unicamp, Prefeitura da Serra e Prefeitura de Vila Velha.

Além dos aspectos técnicos do manejo da fauna, os servidores passaram por treinamento prático, com aulas de captura e transporte de animais silvestres conforme os procedimentos da legislação vigente, tendo como premissa a segurança dos animais e dos agentes envolvidos. As aulas práticas aconteceram em Aracruz, na sede do Projeto Cereias.

O primeiro resgate da equipe da Coordenação de Recursos Naturais da Semdec depois da capacitação aconteceu nessa segunda-feira (23). Um filhote de jiboia de pouco mais de um metro, que estava em uma residência na comunidade de Nova Campo Grande, foi encaminhada à Polícia Ambiental.

Caso o morador necessite solicitar o resgate desses animais pode acionar o setor pelos telefones 3354-5400 ou 3354-5401.

Curso: Introdução ao Manejo da Fauna: Biodiversidade, Contenção, Legislação e Fiscalização