Cursos do Idesc qualificam novos monitores de turismo

O  Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc), por meio da Gerência de Turismo, entregou na manhã desta quinta-feira (25) , na sede do Idesc, os certificados para os formandos dos cursos de "Técnicas para Monitor de Turismo" e "Elaboração de drinques e coquetéis".  O primeiro curso teve carga horária de 40 horas e formou 19 pessoas. Já o segundo, 16 horas, com 11 conclusões.

Totalmente gratuitas, as formações ocorreram no final do mês de novembro do ano passado, através da Gerência de Turismo, numa parceria do programa Qualifica ES Turismo, convênio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e SENAC em união com prefeituras interessadas.

Nas técnicas para monitor, os participantes conheceram história da cidade e seus pontos turísticos, tanto as maravilhas naturais quanto as manifestações culturais. Houve aula prática com visita a Igreja de São João Batista, na Sede, considerada a primeira igreja do município. Também fizeram uma trilha ecológica no Vale do Moxuara.

A segunda turma aprendeu os segredos e procedimentos da preparação de coquetéis. Batidas de diversos sabores, caipirinhas, cuba livre, sangrias, cosmopolitan, alexander e muitos outros movimentaram as aulas. Tanta uma quanto a outra qualificação permitem que os formados atuem em bares, restaurantes, pousadas, hotéis, transportadoras, agências de viagem ou como guias de turismo.

Carla Alves (esq) e Mayane Rozário

Carla Alves (esq.) e Mayane Rozário elogiaram o curso de "Técnicas para Monitor de Turismo" e vão divulgar as belezas de Cariacica

É o caso de Carla Alves. Moradora de Vila Velha, ela é monitora de turismo do projeto Visitar, da Prefeitura de Vitória. Mas conhecia pouco de Cariacica. Ficou satisfeita com o que aprendeu. "Só podemos amar e apreciar aquilo que conhecemos bem. Fiquei admirada do que vi em Cariacica e passo agora a também divulgar com os turistas que atendo. Se eles têm a oportunidade de entrar em contato com o patrimônio histórico do Centro da capital, eles podem ainda apreciar as belezas naturais de Cariacica, que estão próximas", aponta.

Sua colega e mais nova monitora de Turismo, Mayane Rozário, concorda que é preciso conhecer para apreciar. "Fiquei surpreendida por desvendar tantas maravilhas na cidade em que eu moro há mais de 20 anos. O curso, além de me dar essas informações inéditas, também me incentivou a fazer faculdade de Turismo. Começo a estudar no mês que vem", relatou, comemorando.

Capacitação

Os certificados foram entregues pela diretora técnica do Idesc, Madalena Santana Gomes. Ela lembrou do espírito de empreendedorismo da população e de como adquirir conhecimento faz a diferença. "Quando as pessoas aproveitam a oportunidade de se capacitarem e aprenderem num curso como este, elas não apenas se capacitam para si. Também ficam aptas a compartilhar o que sabem em benefício do município e isto, em se tratando de turismo, é fundamental", destaca.

Já o diretor administrativo financeiro do Idesc, Jorge Saadi, que também participou da cerimônia, apontou que a capacitação é necessária para que a divulgação das atrações turísticas seja plena e eficiente. "Cariacica tem um potencial turístico tremendo ainda pouco explorado. Precisamos de qualificação com profissionalismo, como estas, para que essas informações sejam bem trabalhadas e possam ter o efeito que beneficia nossa cidade. Nesse ponto, a parceria com o Senac é muito importante", elogiou.

Desde 2013 a Gerência de Turismo já ofereceu, através do programa Qualifica, 13 cursos e capacitou mais de 200 pessoas.