Conferência de Direitos Humanos discute políticas públicas

“Sem direitos sociais não há direitos humanos”. Foi com essa afirmação que teve início, às 9 horas desta sexta-feira (19), a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Cariacica. O evento reuniu representantes de várias instituições do município e do Estado, além da participação de cidadãos que querem ver seus direitos respeitados e resguardados.

A conferência aconteceu na Apae de Cariacica e lotou o auditório com a presença de mais de 100 participantes. Para o gerente de Direitos Humanos de Cariacica, Renan Potão de Jesus, o evento alcançou o seu objetivo, que é estimular a participação de todos nas discussões relacionadas a direitos. “Por isso, o tema evento é: Direitos Humanos para Todos”, ressaltou.

A palestrante Nara Borgo Cypriano Machado, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Estado, também destacou a importância das pessoas terem consciência dos seus direitos e como são aplicados. “Qualquer pessoa pode pleitear, pois todos somos iguais. Não há divisões nos direitos humanos”, explicou.

Além de discutir sobre a política municipal de direitos humanos, durante a conferência foram eleitos os delegados (representantes da sociedade civil e do poder público) para a participação da etapa estadual. Também foram definidas propostas a serem integradas na Conferência Estadual de Direitos Humanos, que acontecerá nos dias 4 e 5 de março.

Participação

“A melhor maneira de participarmos de qualquer assunto é ouvindo as pessoas que o vivenciam. Por isso, fico muito satisfeito em perceber a vontade de todos vocês em serem atores principais dessa conferência”, frisou o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior. Ele afirmou, ainda, que sempre deu e dará espaço para viabilizar esse tipo de discussão.

O coordenador estadual de Direitos Humanos, Júlio César Pompeu, destacou que a conferência tornou-se uma oportunidade de reforçar os ânimos para que a luta de quem busca por direitos não cesse. Como boa notícia, ele ressaltou a criação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos que, em breve, será realidade. “Sem apoio social não há avanços. Cariacica tem sido um bom exemplo, neste sentido. Conferências como essa cooperam para a melhoria da sociedade”, disse.

Depois do encontro municipal e estadual, será a vez da Conferência Nacional Conjunta de Direitos Humanos. O evento acontecerá em Brasília nos dias 25 a 29 de abril. Na ocasião, os delegados eleitos na etapa estadual estarão presentes.

Galeria de fotos da 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Cariacica: