Prefeitura de Cariacica é exemplo na aplicação de ferramentas de combate à corrupção

IMG_6970 copiarAlinhar os municípios para o combate à corrupção. É com este princípio que a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont), recebeu a equipe técnica da Procuradoria da Prefeitura de Vitória, na sede do Palácio Municipal, para conhecer as experiências aplicadas no município, como a regulamentação da Lei Anticorrupção.

O encontro, que aconteceu nesta quarta (14), possibilitou a troca de conhecimentos para o fomento de boas práticas no serviço público e com a sociedade. Pioneira na aplicação da Lei Anticorrupção, a iniciativa de Cariacica ampara a administração contra práticas fraudulentas e ilegais, além de coibir atos de corrupção e qualquer conduta prejudicial a gestão pública.

Atuando de forma intensiva com as medidas de transparência, o Secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares Rocha Junior, com a equipe da Semcont e apoio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, apresentaram os procedimentos implementados no município, como Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-Sic), Ouvidoria Geral e Debasp (Declaração de Bens Anual para Servidores Públicos). "A aplicação destas ferramentas indica um importante avanço no diálogo com o munícipe e promoção da transparência nas ações, facilitando o exercício do direito de acesso às informações da administração pública", explica o secretário.

O encontro com a representação técnica da procuradoria de Vitória permitiu o convênio de informações e tecnologias adotadas, contribuindo com o alinhamento dos municípios para coibir a prática da corrupção de forma organizada.