‘Cariacica Recicla’ mobiliza moradores para coleta seletiva porta a porta

Chega a Campo Grande a coleta seletiva porta a porta nas residências do bairro. O lançamento oficial de mais uma etapa da campanha “Cariacica Recicla” aconteceu nesta quinta (3), às 9h, na pracinha da Av. Expedito Garcia. A ação mobilizou comerciantes e moradores para a conscientização da coleta seletiva, estimulando a separação dos materiais não recicláveis dos resíduos secos.

IMG_7641 copiarCom a coleta porta a porta, o caminhão recolherá o lixo seco na segunda e quinta às 17h. Para orientar sobre os procedimentos de separação e sistemática da coleta municipal, cerca de 30 colaboradores percorreram as residências, das 9h30 às 13h30, distribuindo folders com as informações, além de ímãs para fixar na geladeira e não se esquecer dos dias e horários. A moradora Evanir Gonçalves recebeu com presteza a equipe do programa e aprovou a iniciativa da coleta seletiva do lixo residencial. “Eu já separava o lixo seco do úmido, mas sabia que depois misturava. Adorei a iniciativa, já estava esperando por isso e agora vou me esforçar ainda mais. Vou mobilizar a minha mãe que mora aqui perto e os vizinhos para também separarem”, explica a moradora.

Os agentes do “Cariacica Recicla” também passaram nos estabelecimentos de Campo Grande, estimulando comerciantes e funcionários para a conscientização ambiental do manejo adequado dos resíduos. O cartaz da campanha foi entregue para ser fixado nos estabelecimentos.

O Programa "Cariacica Recicla" é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e Secretaria Infraestrutura (Seminfra), com apoio da empresa Marca Ambiental. O sistema de coleta seletiva porta a porta representa mais uma etapa do programa que valida políticas públicas de resíduos sólidos. O Secretário da Semdec, Cláudio Denicoli, pontuou o trabalho do “Cariacica Recicla” e, especificamente, da coleta seletiva porta a porta para o avanço da gestão dos resíduos, ressaltando a economia da matéria-prima e a conscientização ambiental, reforçando que atitudes pequenas têm potencial para reduzir os gases do efeito estufa, além da questão social, que beneficia os catadores de material reciclável de Cariacica.

Nas ações do programa “Cariacica Recicla”, Campo Grande e outros cincos bairros já contam com ecopostos de coleta seletiva, para o descarte do lixo seco. Na expectativa de ampliação deste serviço, até o final do ano de 2015, mais quatro bairros (São Geraldo, Itacibá, Alto Lage, Jardim América) receberão o sistema de coleta seletiva e ponto de entrega voluntária.

Campanha coleta seletiva porta a porta - Campo Grande

Leia matéria:

Campo Grande receberá coleta seletiva porta a porta