Prefeitura mantém 'Bolsa Família' com recursos próprios

Com o atraso no repasse do Ministério de Desenvolvimento Social ao município, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Cariacica mantém o serviço de atendimento aos beneficiários do programa Bolsa Família, por meio dos recursos próprios da Prefeitura. Além disso, a Gerência da Assistência Social faz o redimensionamento do planejamento da utilização do recurso a fim de garantir a execução das ações prioritárias. O problema atinge os programas de acompanhamento das prefeituras às famílias beneficiadas.

Segundo a gerente, Clarice Romeiro Campos, a situação de atraso do recebimento mensal afeta o gerenciamento e o desenvolvimento dos serviços e parcerias já implementadas, como também o acompanhamento de programas sociais. “O maior impacto atinge os serviços de proteção social especial de alta complexidade, atendimentos realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Considerando-se que o custo com esse serviço é mais alto, a suspensão pode impactar diretamente a vida dos acolhidos, sendo a descontinuidade inviável. O município terá de aportar mais recursos para garantir o atendimento”, analisa a gerente da Assistência Social.

Em Cariacica, o trabalho ainda não foi prejudicado porque a Prefeitura tem feito controle de gastos.  O dinheiro do Bolsa Família ajuda nos trabalhos de checagem de frequência escolar, na atualização do cadastro de beneficiário, no recolhimento de informações sobre a saúde de crianças e gestantes, dentre outras ações.

Dados
Atualmente, 16.747 mil famílias são beneficiadas com o Bolsa Família em Cariacica. O valor médio do repasse mensal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para o Índice de Gestão Descentralizado do Programa Bolsa Família está em R$ 54.189,35. O valor recebido em 2014 foi de R$ 435.117,99. O último repasse foi realizado no dia 24 de fevereiro de 2015.