'Aprendendo com Arte' qualificará 280 professores de Cariacica

Uma das primeiras formas de expressão do conhecimento humano, a arte, em seus diferenciados nichos, permeia a construção dos conceitos e da memória da sociedade, e também pode ser uma poderosa ferramenta de educação. Por isso a Secretaria de Educação,  em parceria com a Fundação Volkswagen e o Instituto Arte na Escola, irá implantar em Cariacica o Programa "Aprendendo com Arte".

O objetivo do programa é a formação de 280 professores da rede municipal de educação que trabalham na área de artes, com base em um tripé educacional: leitura das obras, apreciação e produção. Este processo leva a um olhar diferenciado da arte permitindo o compartilhamento da experiência com o aluno, direcionando à cultura e arte local.

Assinaram o contrato o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, a secretária de Educação Beatriz de Oliveira Andrade, o superintendente da Fundação Volkswagen Eduardo Azevedo Barros e a coordenadora geral do Instituto Arte na Escola Roseli Alves. Ele prevê que 80 professores terão o curso semi-presencial e os demais à distância.

IMG_8535 copiar

Representantes da Fundação Volkswagen, da Seme, do Instituto Arte na Escola e o prefeito Juninho entregaram os primeiros kits aos professores ao fim da cerimônia

O prefeito avaliou o programa como mais um passo em busca de uma cidade que planeja para o futuro, mas se preocupa com o presente. "Recebemos esta proposta de braços abertos, pois ela trata de forma moderna a abordagem educacional por meio da disciplina de artes. Fomento a educação e formação dos professores fazem parte de uma administração preocupada com a qualidade do ensino levado aos alunos do município", afirmou Juninho.

Fabiano Gomes Gusmão, professor de artes da Emef Marilia de Resende, e Scheila de Mattos Carvalho, da Emef Alice Coutinho, receberam o kit do programa  e estão motivados com o curso. "Em Cariacica, ainda bem, sempre passamos por formações. Esta é mais uma oportunidade de nos qualificarmos e nos tornarmos melhores professores", comentou Gusmão.