Emef Orlando Moreira de Lima mostra como conseguir nota máxima no Ideb

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Orlando Moreira de Lima tirou nota máxima (100) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. A avaliação é feita de dois em dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é relativa a 2013.

O modo de atuação da EMEF é norteado pela ideia de que todos os alunos são capazes de aprender, mas adquirem conhecimento de maneira e ritmos diferentes. Na escola, a avaliação dos estudantes é constante para que sejam reconsideradas as práticas pedagógicas da instituição de ensino. Não é um trabalho feito apenas em conselhos de classe, mas durante todo o ano letivo.

A Orlando Moreira de Lima possui aproximadamente 345 alunos, do 1º ao 5º ano. Contando com a diretora, a equipe tem 38 colaboradores: 22 professores, duas pedagogas, duas coordenadoras, dois auxiliares de secretaria, duas merendeiras, quatro auxiliares de serviços gerais e quatro porteiros (dois diurnos e dois noturnos).

Conheça abaixo os principais projetos que levaram a EMEF a atingir esse índice:

Projeto Institucional: Em 2015, o principal tema a ser discutido é “Água Para a Vida Inteira”. É um assunto pertinente neste período de crise hídrica no País e que orientará os trabalhos a serem desenvolvidos pela equipe durante todo o ano. A iniciativa foi inspirada em uma canção que fala sobre a importância da água, composta pelo professor do projeto "Semearte", Edivan Freitas.

Projeto de Leitura: Os alunos são estimulados a ler, por meio de empréstimos de livros e leituras compartilhadas diariamente em sala de aula.

Família na Escola: A partir da orientação dos professores sobre a importância dos eventos da EMEF, os estudantes ficam envolvidos e motivam suas famílias a participarem dos projetos desenvolvidos, tais como mostra cultural, gincanas e outras atividades.

Semearte: O projeto é ministrado pelo professor Edivan Freitas desde 2005 e atende aos requisitos da escola em tempo integral. Dentro de uma perspectiva pedagógica, o "Semearte" trabalha com diversos tipos de expressões artísticas: música (violão, flauta doce e musicalização), teatro, dança e capoeira. Na musicalização são utilizados instrumentos alternativos como: cano de PVC, balde, copo descartável e garrafas pet. A iniciativa é realizada no contraturno, ou seja, os alunos da manhã frequentam as aulas à tarde e vice-versa.

Da esquerda para à direita: Carlos Eduardo de Oliveira Pontes, estudante do 4º ano, de 9 anos e a do lar e mãe Juliana Jaqueline de Oliveira.

Carlos Eduardo de Oliveira Pontes, estudante do 4º ano, e sua mãe Juliana Jaqueline de Oliveira

“Aqui há bons professores. São dedicados e nos cobram muito. A merenda é gostosa e a escola é limpa”, diz o estudante do 4º ano, Carlos Eduardo de Oliveira Pontes, de 9 anos.

“Não tenho o que reclamar. Meu filho estuda aqui desde o 1º ano e agora está no 4º. Nunca tive problemas com os professores e sempre que o Carlos Eduardo necessitou do apoio da escola, fui bem recebida. Na minha avaliação, a EMEF mereceu o prêmio que ganhou”, afirma a mãe Juliana Jaqueline de Oliveira.

IMG_8143

Valéria Mendonça de Oliveira e sua filha Márcia Cristina de Oliveira, aluna do 4º ano

“Eu gosto muito desta Emef. Não tenho do que reclamar. Minha filha mais velha, de 19 anos, estudou aqui e nunca tive problemas. A mais nova se adaptou muito bem e, devido à ênfase na leitura e a todo o trabalho realizado, o desempenho dela tem sido excelente”, relata a mãe Valéria Mendonça de Oliveira.

“A escola é muito legal. Os exercícios passados pelos professores são muito bons e a Emef é muito limpa. Quanto à merenda, adoro a pipoca e os bolos feitos pelas merendeiras”, conta a aluna do 4º ano, Márcia Cristina de Oliveira, de 9 anos.

Simoni Grola Prando Souza, diretora da EMEF Orlando Moreira de Lima.

Simoni Grola Prando Souza, diretora da Emef Orlando Moreira de Lima

“O trabalho em equipe é uma das principais qualidades que a Emef possui. Há competência, compromisso e dedicação de todos os colaboradores. A equipe é a grande norteadora para que consigamos bons resultados. Tanto os profissionais que já passaram por aqui como os atuais deixaram suas marcas", avalia a diretora Simoni Grola Prando Souza.

Série Escola Premiada:

Seis escolas municipais de ensino fundamental de Cariacica (Emefs) se destacaram na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essas seis escolas contam com 100% dos professores com formação superior de licenciatura na mesma área da disciplina que lecionam. São elas: Álvaro Armeloni (bairro Oriente), Angelo Zani (bairro Mucuri), Manoel Pedro Rocha (bairro São Francisco), Martim Lurero (bairro Flexal II), Olivino Rocha (bairro São João Batista) e Orlando Moreira de Lima (bairro Itapemirim). Dentre todos os municípios da Grande Vitória, Cariacica é o que teve mais escolas que atingiram nota máxima (100) no Ideb: seis municipais e uma estadual.

A próxima matéria será a última da série "Escola Premiada" e irá falar sobre a Emef Martim Lutero, situada no bairro Flexal II.