Emef Manoel Pedro Rocha é nota máxima no Ideb 2015

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Pedro Rocha tirou nota máxima (100) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. A avaliação é feita de dois em dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é relativa a 2013.

Todos os professores são graduados e a equipe não é trocada desde 2006, o que dá continuidade aos trabalhos realizados. Há também uma integração das iniciativas da EMEF com a comunidade do bairro São Francisco, onde ela fica situada. A escola possui atualmente 260 alunos, do 1º ao 5º ano e do 1º ao 4º ciclo (Educação de Jovens e Adultos - EJA).

Contando com a diretora, a equipe da instituição de ensino possui 40 colaboradores: três pedagogos; três agentes administrativos; três merendeiras; três auxiliares de serviços gerais; quatro vigias; nove professores de séries iniciais e dois de educação inclusiva, além de 13 professores de área.

Conheça abaixo os principais projetos que levaram a EMEF a atingir nota máxima no Ideb 2015:

Projeto “Viajando no Mundo da Leitura”: Crianças levam livros para casa, lêem com a família e falam na sala de aula sobre as experiências que tiveram. Constantemente, as professoras fazem trocas dos gêneros textuais e passam leituras de jornais, revistas, internet, dentre outras. Funciona durante todo o ano letivo.

Projeto da Água: Trabalha-se o combate ao desperdício de água.

Mostra Cultural: Todas as atividades que os alunos fazem ao longo do ano são expostas, geralmente, no mês de novembro. Cada turma cuida de uma parte sobre um tema. Atuam em peças de teatro, cantam músicas, confeccionam livros e produzem releituras de contos de autores capixabas e de literaturas brasileiras em geral.

Higiene e Saúde: Com a colaboração do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os estudantes têm acesso a conteúdos como dengue, higiene e limpeza e reciclagem. Eles fazem o recolhimento de garrafas pets em suas casas e nas redondezas da EMEF, a fim de combater a dengue e ainda confeccionam materiais a partir das pets.

Alimentação saudável: A iniciativa foi desenvolvida a partir da Lei Municipal 4.620/2008, que determina a proibição de lanches industrializados nas escolas. Os alunos são conscientizados sobre os prejuízos que esse tipo de alimentação causa à saúde. Na época anterior à lei, a merenda era desperdiçada, pois os alunos traziam lanches de casa, geralmente, com muito sal e gordura.

Datas comemorativas: Para os estudantes aprenderem sobre cada data comemorativa, são feitas apresentações, pesquisas, encenações, dentre outras atividades.

Aprendendo a Matemática de forma lúdica: As professoras pedem para os alunos trazerem embalagens de produtos de casa, para que eles façam a leitura de rótulos, medidas e preços. No final do ano de 2013, eles foram visitar um supermercado e viram na prática o que foi ensinado em sala de aula.

Daniella da Silva, estudante do 4º ano, de 9 anos.

Daniella da Silva, 9 anos, estudante do 4º ano

“Fiquei muito feliz pela EMEF em que estudo ter ganhado o prêmio, pois os profissionais daqui merecem. A limpeza e a merenda são muito boas e os professores transmitem bem o conteúdo para os alunos. O atendimento como um todo é muito bom", avalia Daniella da Silva, 9 anos, estudante do 4º ano.

Amanda Karla Merlo Santos Demonier, diretora da EMEF Manoel Pedro Rocha.

Amanda Karla Merlo Santos Demonier, diretora da EMEF Manoel Pedro Rocha

“Acredito que o diferencial na nossa escola é o fato de a equipe não ser trocada desde 2006. Todos são efetivos, compromissados com o trabalho e gostam do que fazem. Os projetos também dão certo porque temos o apoio e a integração da comunidade do bairro", considera Amanda Karla Merlo Santos Demonier, diretora da EMEF Manoel Pedro Rocha.

Série Escola Premiada:

Seis escolas municipais de ensino fundamental de Cariacica (EMEFs) se destacaram na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essas seis escolas contam com 100% dos professores com formação superior de licenciatura na mesma área da disciplina que lecionam. São elas: Álvaro Armeloni (bairro Oriente), Angelo Zani (bairro Mucuri), Manoel Pedro Rocha (bairro São Francisco), Martim Lurero (bairro Flexal II), Olivino Rocha (bairro São João Batista) e Orlando Moreira de Lima (bairro Itapemirim). Dentre todos os municípios da Grande Vitória, Cariacica é o que teve mais escolas que atingiram nota 100 no Ideb: seis municipais e uma estadual.

A próxima matéria irá falar sobre a EMEF Orlando Moreira de Lima, situada no bairro Itapemirim.