Cadastro de matrícula para Cmei de Campo Verde será aberto nesta segunda

Moradores de Campo Verde II e comunidades vizinhas tiveram a oportunidade de conhecer as obras do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei), que está sendo construído no bairro, na manhã desta sexta (20). A cerimônia de entrega simbólica contou com as presenças do Prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, e da secretária de Educação Beatriz de Oliveira Andrade. Dessa forma, a comunidade recebeu a informação de que a inauguração ocorrerá até o final de abril, com escolha do nome da unidade.

A cerimônia serviu como marco para entrega simbólica das chaves às lideranças comunitárias e também como forma de dar celeridade ao processo de matrícula e abertura da escola aos alunos. Assim, foi aberto o cadastramento de crianças para matrícula nas 320 vagas. Quem participou da cerimônia conseguiu antecipar o processo, mas quem não compareceu poderá procurar o Cras do bairro e se cadastrar na próximas duas semanas, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

A obra está em fase final de construção, sendo que a parte restante envolve trabalho de acabamento, além de instalação de equipamentos. Construída por meio de convênio, com recursos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional da Educação (FNDE), a escola soma um investimento de R$ 2,5 milhões.

O prefeito explicou o esforço que a administração tem feito em prol da educação, ampliando percentualmente os investimentos na área e buscando formas para fomentar o acesso à educação básica em Cariacica.

“Passamos para 20% do orçamento o quantitativo investido em educação. É mais do que a lei determina e tomamos esta medida porque consideramos a educação o melhor instrumento de mudança na qualidade de vida. Em breve a escola estará à disposição da comunidade e peço a todos que cuidem, para que atenda da melhor forma as crianças que aqui estudarem”, concluiu Juninho.

IMG_7490 copiar

Fernanda aprovou a estrutura da nova escola em que sua filha Gabriela irá estudar

Para Fernanda Paula Santos de Almeida, que mora em Santo Antônio e cuida das três filhas, esta será a oportunidade que Gabriela, aos quatro anos, ir pela primeira vez à escola. “Minha filha mais velha estuda mais perto de casa, mas não tinha como a Gabriela estudar. Agora, com essa escola, vou ficar mais tranquila com a educação dela”, contou Fernanda.

Outra mãe que também cadastrou sua filha para estudar no novo Cmei, Selma Maria Falcão, falou que depois de matricular a Ester, de três anos, poderá trabalhar mais tranquila. Ela é técnica de enfermagem na Unidade de Saúde de Campo Verde e disse que a oportunidade é para todos. "Temos de aproveitar e agradecer por esta obra”, afirmou.

Algumas lideranças estiveram presentes, como o Eli Gomes, de Santo Antônio. Ele contou que era um sonho da comunidade e por isso acredita que não haverá depredações. Já Joaquim de Souza Sobrinho, ex-presidente da associação de moradores de Campo Verde, também comemorou.

“Lutamos por isso há muito tempo. Este terreno era público e precisávamos de um equipamento que trouxesse um retorno positivo para nós. A educação é o melhor deles”, apontou Sobrinho.

As vagas disponibilizadas previamente serão divididas em duas turmas com dois anos de idade, duas turmas com três anos de idade, duas turmas com quatro anos de idade e duas turmas com cinco anos de idade. Haverá remanejamento caso alguma dessas turmas não consiga ser fechada. Todas as decisões serão levadas à comunidade que participa da definição.