Independente de Boa Vista: 30 anos de história em Cariacica

Um bloco de rua formado por amigos apreciadores do samba, em 1975, foi o primeiro degrau para a criação do “Grêmio Recreativo Escola de Samba Independente de Boa Vista”, que representa a cidade de Cariacica no carnaval capixaba. Com o tempo, a agremiação foi ganhando força e, em 1984, desfilou pela primeira vez no Grupo Especial, com o enredo: “O Festejar da Natureza”.

O amor dedicado à agremiação possibilitou a evolução da Independente de Boa Vista que, entre idas e vindas ao grupo especial do Carnaval de Vitória, conquistou, em 2010, o primeiro título de campeã, levando para o Sambão do Povo o enredo: “Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai”. A garra da comunidade e o envolvimento nos trabalhos possibilitaram à Independente de Boa Vista uma nova identidade, com glamour, inovação e tecnologia, como destaca o presidente da escola há quatro anos e intérprete desde 2002, Emerson Xumbrega.

Com três décadas, a Independente de Boa Vista movimenta economicamente e socialmente o bairro Itaquari e regiões próximas ao coração da escola. A produção e confecção das fantasias, dos carros alegóricos e grande parte da mão de obra necessária para a realização do desfile são oriundas da comunidade, gerando renda e mantendo acesa a paixão pela agremiação. A escola também desenvolve projetos sociais, como o “Bateria Mirim” e o “Natal Social”, que ajudam pessoas carentes.

Colaborando também para a realização do espetáculo, a escola recebe apoio da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Embalada pelo avanço na produção das alegorias, adereços e na estrutura dos carros alegóricos, a agremiação vermelha, azul e branca busca o quarto título no Carnaval 2015, após conquistar os títulos dos anos 2010, 2012 e 2014.

A Boa Vista desfila no Sambão do Povo no dia sete de fevereiro, sábado, sendo a quarta a pisar na Avenida. Com o enredo "Rio de 450 Janeiros... A Boa Vista exalta as belezas e os encantos da Cidade Maravilhosa!", a agremiação tem como diferencial a garra e a dedicação da comunidade que, em massa, lota o Sambão do Povo para aplaudir a escola do coração. Não é à toa que, ao entoar o samba, Emerson Xumbrega fala: "Boa Vista, filhos teus não fogem à luta jamais!"

"Bate na palma da mão
Explode é Boa Vista