Conselheiros do Conegro tomam posse nesta quarta (10)

Neste dia 10, os sete conselheiros do Conselho de Negras (os) de Cariacica (Conegro) irão tomar posse do cargo. O evento acontecerá, às 18h, no auditório da Prefeitura Municipal de Cariacica. A eleição das entidades habilitadas a concorrer ocorreu no último dia 3, na Secretaria de Cidadania e Trabalho, em Campo Grande.

O Conegro foi instituído pela lei municipal 4.804/2010, parcialmente modificada pela lei municipal 5.293/2014. O Conselho é composto paritariamente por membros titulares de entidades da sociedade civil, legalmente constituídas, ou comprovada atuação em defesa da comunidade negra e afrodescendente e sete membros do poder público municipal.

Esse órgão público é normativo, paritário, deliberativo, fiscalizador e competente para desenvolver estudos, propor medidas e políticas voltadas para negros e afrodescendentes, visando eliminar discriminações que atinjam a integração plena na vida socioeconômica, política , cultural e religiosa.

“A eleição do Conegro é uma conquista fundamental para o município e será um instrumento de implementação das políticas de igualdade racial em nosso município” destaca a gerente de Igualdade Racial, Adriana Silva.

Entidades eleitas para o 1º Conselho do Negro de Cariacica:

- Fórum de Mulheres Negras/FMN

- Agente Pastoral Negro/APNs