Audiência pública sobre 'Gestão de Resíduos Sólidos'

A preocupação com a correta destinação dos resíduos e com a valorização das associações de catadores é uma realidade em Cariacica. Com o projeto “Cariacica Recicla”, 16 toneladas de recicláveis são recolhidos ao mês. Além disso, o município é o 1º da Grande Vitória e o 4º do ES na discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

No dia 11 de dezembro haverá uma audiência pública para debater a destinação do lixo e a sustentabilidade, mais um passo na finalização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Haverá ainda um seminário, para a conclusão do Plano, no dia 8 de janeiro de 2015. Após essa etapa, o Plano será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal de Cariacica e, assim, será transformado em lei.

Paralelamente, os resíduos recolhidos são encaminhados à duas associações de catadores do município, a Associação Beneficente de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Rosa Da Penha II (Acamarp) e a Associação de Catadores Flex Vida (Flex Vida), de Nova Canaã. A iniciativa beneficia, aproximadamente, 30 associados.

Com a parceria da Prefeitura de Cariacica, todos os colaboradores da Acamarp possuem equipamentos de proteção individual (EPI’s) e assistência médica. Dentre outros benefícios, foram aprovados, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a ampliação do galpão de trabalho e a compra de um caminhão para a associação. Desse modo, os catadores terão sua autoestima elevada e maior autonomia.