Dia de Luta Contra a Aids: 401 testes sem infecção

Este ano, em Cariacica, nenhum caso positivo de HIV foi registrado em 401 testes rápidos realizados durante as ações pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído em 1º de dezembro. Em 2013, nestes mesmos tipos de ações, foram diagnosticadas seis pessoas com o vírus causador da Aids, em 591 testes feitos.

De qualquer forma, a Aids volta a assustar e a preocupar, pois houve um aumento absurdo dos casos de Aids entre os jovens nos últimos anos. O principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. Eles acham que ninguém mais morre de Aids hoje e, se houver contaminação, é só tomar remédio que fica tudo bem.

Aids é uma doença grave e a pessoa infectada vai ter que tomar remédio pelo resto da vida. Tais remédios, no entanto, provocam efeitos colaterais.

IMG_9126 copy

Testes rápidos e divulgação dos métodos de prevenção ao HIV/Aids na Ceasa

Em 2014, foram realizados 155 testes no Terminal Rodoviário de Campo Grande, na segunda (1º). E, na semana passada, outras 171 pessoas já haviam se submetido ao exame na central de abastecimento (Ceasa) e 75 no Terminal de Itacibá. No total, 15,6 mil preservativos masculinos foram distribuídos acompanhados de panfletos informativos.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelo Centro de Referência DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Casa de Apoio Campo Grande e a Coordenação da Diversidade Sexual, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O esforço é no sentido de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da contaminação pelo HIV. Em Cariacica, há 518 pacientes com HIV em acompanhamento.

O município oferece testes de detecção do vírus o ano inteiro nas unidades de saúde e no Centro de Referência de DST/Aids. A referência técnica da Semus, Gabriela Malacarne, diz que não há como associar a não-detecção de casos de HIV este ano, em relação ao ano passado, a uma queda do número de contaminados. O alerta da necessidade de continuar se prevenindo está mantido. O Centro de Referência de DST/Aids fica na rua Luciano Lube, 21, em Campo Grande (próximo ao Hospital São Francisco). Informações: 3346-6524.