Trombones anunciam circuito natalino de Cariacica

Os primeiros acordes do Circuito Natalino ecoaram ao som de um coral diferente na igreja São João Batista, em Cariacica Sede, nessa segunda (25). O coral não era de vozes, mas de trombones. Músicas clássicas, sacras e da MPB fizeram parte do repertório que encantou e contou a participação dos espectadores.  Com a apresentação, todos puderam conhecer um pouco mais sobre o instrumento.

O casal de professores Emerson Fernando e Krigerika Krüger, moradores do bairro, aproveitaram o espetáculo como uma opção de lazer e entraram na onda, acompanhando alguns temas com palmas e curtiram, abraçados, o concerto.

IMG_8910

O casal Emerson e Krigerika curtiu a noite cultural  pertinho de casa. Os dois moram de frente para a Igreja São João Batista e ficaram sabendo da programação na missa de domingo

“É ótimo um evento desses. Numa segunda-feira, que teoricamente não haveria nenhuma programação cultural, estamos ouvindo boa música. Valeu demais a pena prestigiar os artistas”, comentou Krigerika. O marido admitiu que não possuía muito conhecimento sobre trombone.

“Já lecionei no Terfina, que possui uma banda tradicional, mas não sabia de tantos detalhes sobre o instrumento. O mais legal foi saber que é considerado o mais próximo da voz humana”, completou Emerson. Essa comparação foi realizada pelo grande músico Mozart, como ensinou o professor Fredson Monteiro. Outra curiosidade são os tons, também similares ao de vozes: soprano, contralto, tenor e baixo.

A lista de músicas teve temas europeus, com “Finlândia”, “Scaboufer” e “A Song for Japan”. Também houve músicas brasileiras com “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim, e “Meu caminho”, de Gilberto Galiardi.

A que mais encantou a plateia, que estalou dedos acompanhando o ritmo, foi o tema do desenho animado Pantera Cor-de-rosa. Fecharam a lista "Amazing Grace" e "Ave Maria", versão de Franz Biebl.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, que tem raízes em banda marcial escolar, comentou que a diversidade cultural não impede que todos aproveitem um concerto. “A música, para quem a escuta, não é aquilo que os músicos tocam, mas o que a pessoa absorve". Ele também lembrou que Cariacica Sede foi um excelente local para início do circuito. “Afinal, foi aqui que Cariacica começou. Tudo que tem início aqui é sucesso”, brincou.

O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), que está finalizando a programação do Circuito Natalino com outras atrações.