Novo posto da Polícia Militar é entregue em Cariacica Sede

Cariacica Sede agora conta com um posto da Polícia Militar totalmente reformado. A parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Cariacica e associação de moradores entregou, na noite desta quarta (29), o imóvel do Destacamento de Polícia Militar (DPM). A unidade, que estava em desuso desde o final de 2014, tem 254 metros quadrados de área total (com 74 metros quadrados de área construída), e conta com cinco salas, cozinha, banheiro, recepção e sala de comando. Vai abrigar 22 policiais no policiamento ostensivo do bairro e do entorno, melhorando o atendimento à comunidade ao oferecer boas condições de trabalho aos oficiais. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia, autoridades das polícias Militar e Civil, além de lideranças locais. O novo DPM foi durante 15 anos a sede da 4ª Companhia da Polícia Militar, atualmente em Nova Rosa da Penha. As reformas foram feitas com recursos da própria comunidade mas contaram com as intervenções estadual e municipal. O comandante geral da Polícia Militar em exercício, coronel Ilton Borges Correia, lembrou que o DPM servirá como mais um fator de aproximação entre os oficiais e a comunidade. "O policiamento em Cariacica Sede e nos bairros ao redor é feito ostensivamente por meio radiopatrulha, bicicleta, motocicleta e também pela Patrulha da Comunidade. Com essas instalações, será possível abrigar o projeto 'Comando Itinerante', onde, durante uma semana por mês, o comando da 4ª Cia irá atuar aqui", anunciou. A presença máxima das instituições de segurança em Cariacica foi lembrada pelo secretário da Sesp, André Garcia. Ele lembrou que a cidade é a única na Grande Vitória, que brevemente contará com mais um batalhão da Polícia Militar: o futuro Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), a ser entregue em Jardim América. Atualmente, está instalado o Sétimo Batalhão, em Tucum. "Vemos que há um movimento do Governo e das polícias para atender a comunidade. Mas é importante que todos estejam engajados na questão do combate à violência. Pois a polícia só faz o seu trabalho bem feito quando há um elo de confiança com as comunidades", sintetizou. Parceria O líder comunitário de Cariacica Sede, Waldir Severo, agradeceu o apoio da Prefeitura de Cariacica. Ele lembrou que foi fundamental a atuação do poder municipal para dar início às mudanças no imóvel. "O imóvel pertence à Prefeitura. Ela foi parceira na nossa luta em reformar pois, além de dar a autorização, também nos auxiliou durante as intervenções", declarou. A Prefeitura contribuiu com andamento das reformas, fornecendo material e mão-de-obra, enquanto a comunidade angariava recursos. O prefeito Juninho lembrou do espírito de união das associações de moradores, característica da região. "É uma particularidade desta região: as lideranças participam juntas e lutam por uma causa comum. E esta causa foi abraçada por nós junto ao Governo do Estado. Mesmo sem os recursos naquela ocasião, não deixamos de apoiar esta luta. Cariacica tem uma preocupação constante em estar atenta a questões de segurança pois dialogamos constantemente com as instituições. O resultado está aí: nossa cidade vive uma queda no índice de homicídios e isto não é por acaso. E tudo o que pudermos contribuir para as melhorias neste assunto, nós sempre faremos", destacou. Encerrando o evento, o governador Paulo Hartung destacou que os investimentos no Estado em Cariacica têm sido constantes. "Estamos promovendo inúmeras melhorias na infraestrutura da cidade como a construção da Avenida Leste Oeste, a Rodovia Governador José Sette e o projeto de um futuro Hospital Geral de Cariacica. A Prefeitura nos doou o terreno e, atualmente, estamos licitando a empresa responsável pela terraplanagem. E Cariacica também ganhará, na área de Educação, o projeto da Escola Viva. O prefeito Juninho já fez a doação verbal do terreno da Prefeitura em frente ao estádio Kleber Andrade para receber esse empreendimento", enumerou. Hartung frisou que, na área da segurança, é sempre necessária uma união constante entre comunidade e polícia. "Só assim, poderemos contribuir para o fortalecimento de uma cultura de paz", declarou.