news

1ª Feira Literária de Cariacica (Flicari) começa com congo e disputa poética entre estudantes

A 1ª Feira Literária de Cariacica (Flicari) foi aberta nesta quinta-feira (29) no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, com uma competição de declamação de poesia entre alunos de escolas municipais e estaduais. O evento, que destaca a produção literária local e o incentivo à leitura, vai até sábado (1), abrindo espaço para que os jovens também demonstrem sua curiosidade e fascínio pela arte da palavra e da escrita. A Flicari é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e Academia Cariaciquense de Letras (ACL).  Participaram da competição ao longo da tarde a escola municipal Stélida Dias (Campo Grande) e as estaduais São João Batista (Cariacica Sede), Hunney Piovesan (Morada de Santa Fé), Itagiba Escobar (Sotema) e Jesus Cristo Rei (São Francisco). Antes, porém a banda de congo da Apae de Cariacica, a Fanfacongo, fez uma apresentação dando as boas-vindas ao público presente. No repertório, apresentaram canções da cultura popular que são verdadeiros símbolos de Cariacica. Com a participação do João Bananeira, interpretado pelo ator e dançarino Godô Capixaba. Convidados A cerimônia oficial de abertura contou com falas dos presidentes as Academias de Letras da Serra, de Vila Velha, Jurídica de Letras e da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT – CTC). Também contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que apoia o evento. Os anfitriões, o secretário de Cultura, Erildo Denadai, e o presidente da Academia Cariaciquense de Letras (ACL), o escritor Marcos Bubach, reforçaram a importância da leitura e do evento como uma grande vitrine para a produção local. A Flicari A feira vai até sábado com uma programação que inclui lançamentos literários, sorteios de livros, sarau de poesia, apresentações culturais de dança e música. O público também terá à disposição estandes com vendas de livros feitas por editoras e livrarias parceiras. Confira a programação completa abaixo. Programação da 1ª Feira Literária de Cariacica (Flicari):  Quinta (29/11) 13:00 – Credenciamento 14:30 – Fanfacongo – Apresentação de abertura da banda Fanfacongo da Apae 15:00 – Solenidade – Solenidade oficial de abertura da 1ª Flicari 15:30 – Competição interescolar de declamação de poesias 16:30 – Teatro – apresentação teatral com o grupo Motim de Teatro 18:30 – Atração musical com o cantor Carlos Bona 19:00 – Lançamento – culminância do concurso “Semente Literária – 7ª edição” Sexta (30/11) 13:00 – Credenciamento 14:00 – Lançamento do selo Shakespeare, sarau e esquete teatral com Hudson Braga. 16:00 – Oficina de Trova com Clério José Borges e Roberto Vasco, da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT – CTC) 17:00 – Lançamento coletivo de livros de escritores da Grande Vitória. 18:30 – Atração musical: apresentação da Camerata de Violões de Cariacica com maestro Fleverson Tavares 19:30  – Solenidade de posse com os membros fundadores da Academia Cariaciquense de Letras (ACL).  Sábado (1°/12) 13:00 – Credenciamento 14:30  – Amigo Livro – evento Amigo Livro com Show do Livrão, sorteios e lançamento de livros com os escritores Tammy Luciano e Chris Melo 19:00 – Encerramento da Flicari: sarau lítero-musical com a cantora Thayz Ferreira e cerimônia de encerramento oficial da FLICARI com o presidente da ACL. 19:00 – Apresentação de balé com o Studio de Dança Jaqueline Alves, no primeiro andar – Teatro  Serviço: 1ª Feira Literária de Cariacica (Flicari) Quando: de 29 de novembro a 1º de dezembro Onde: Centro Cultural Frei Civitella, avenida Expedito Garcia, 220, Campo Grande, Cariacica. Quanto: entrada gratuita. Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult) e Academia Cariaciquense de Letras (ACL). Informações: (27) 9 9512-2130.