Busca

Semana do Trânsito: alunos da rede pública participam de concurso cultural

As escolas de Cariacica também entraram na campanha por um trânsito mais seguro. Durante o mês de setembro, foi realizado um concurso cultural entre os alunos da rede municipal de ensino com o tema "Paz no trânsito". Os estudantes enviaram cartazes, painéis, desenhos e redações, que abordaram desde bons modos ao volante até orientações sobre a sinalização. A iniciativa foi promovida pela Gerência de Educação Integrada, lotada na Secretaria Municipal de Educação (Seme). Foram selecionadas para a etapa final seis unidades de ensino. Entre o 1º ao 5º ano, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Virgílio Francisco Shwab, de Porto Belo II, foi quem ficou com o primeiro lugar. Eles produziram o cartaz com recortes de notícias sobre acidentes graves no trânsito, a fim de conscientizar as pessoas a ter mais cuidado e paciência nas ruas. Em segundo lugar, ficou a Emef Tancredo de Almeida Neves, de Santa Bárbara, seguida pela Emef Hilário Vieira da Silva, de Jardim Campo Grande, e da Emef Arthur da Costa e Silva, do bairro Aparecida. Já no Ensino Infantil, os ganhadores foram os estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, de Nova Rosa da Penha II. Lá, as crianças produziram um grande mural de TNT feito de pinturas  realizadas com o dedo. A obra reproduz uma imagem de uma via bem sinalizada. O segundo lugar ficou o Cmei Dom José Mauro Pereira Bastos, de Bandeirantes. Na categoria Redação, o prêmio foi para a estudante  Jheniffer Rodrigues de Souza, do 9º ano da Emef Arthur da Costa e Silva. Em seu texto, a aluna chamou a atenção por propor hábitos mais saudáveis nas ruas.“Precisamos exercitar a tranqüilidade, a paciência e a prudência no trânsito”, cita um trecho de sua redação. A Seme ainda irá premiar os trabalhos vencedores. Palestras destacam a importância da Educação no Trânsito A Seme também realiza nesta quinta (25) palestras e peças teatrais sobre o trânsito na Emef Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá. O encontro acontece a partir das 19h e será direcionado aos alunos das turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Será apresentado o espetáculo "As aventuras de Mauricinho", do grupo HB de Teatro, e a palestra "Municipalização do Trânsito", realizada em parceria com a  Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semsep). Serviço Dia Nacional do Trânsito Onde: Emef Terfina Rocha Ferreira, na rua Itaguaçu, em Itacibá. Quando: nesta quinta (25), às 19h. Mais informações: Gerência de Educação Integrada, no telefone 3346-6464.