Instituto paulista conhece a cultura do município

Representantes do Instituto Arte na Escola, de São Paulo, foram apresentados nesta terça-feira (24) a algumas associações culturais e pontos turísticos de Cariacica. O objetivo da visita foi conhecer melhor as características do município para implementar cursos de formação continuada a professores de artes em 2015. O projeto será realizado por meio de incentivos da Fundação Volkswagen. O "passeio" foi guiado pela Gerência de Turismo, lotado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), e pela Coordenação de Formação Continuada, da Secretaria de Educação (Seme).  Na Casa Sol, as técnicas do instituto conheceram o artesanato produzido pelas mulheres da comunidade e a iniciativa do Banco Comunitário Sol, que empresta dinheiro para os pequenos empreendedores locais. O grupo ainda passou pelo Terreirão do grupo Cia Cumby, que mantém viva a tradição do congo em Cariacica. Lá, elas tiveram o primeiro contato com a casaca, instrumento que não conheciam até então. A visita ainda passou pelo centro histórico de Cariacica Sede, conhecendo a Igreja de São João Batista, a praça Marechal Deodoro da Fonseca e a antiga sede administrativa da Prefeitura de Cariacica. Por fim, elas foram até a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valdici Alves Bayer, em Areinha, para saber como são oferecidas atividades culturais para os alunos. O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. A organização acredita que a arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando a auto-expressão e à criatividade.