Geomanta de Campo Grande ganha pintura mural de artista de Cariacica

Como quem não quer nada, bem aos pouquinhos, a geomanta de Campo Grande, no km 5 da BR 262, vai deixando a cor verde e ganhando novas tonalidades. A estrutura de prevenção a deslizamento de encosta vai se transformar em suporte para o projeto do artista autodidata Vagno de Souza, 34 anos, o "Cores na Cultura, Arte na Cidade". Morador de Vera Cruz, Souza irá executar uma grande pintura mural, transformando esse ponto da rodovia numa grande galeria ao ar livre. Após a aplicação de uma paleta de cores, serão desenhados símbolos do que representa Cariacica no imaginário cultural. "Vou remeter a momentos e ícones da nossa cultura e do nosso dia-a-dia, valorizando nossa autoestima e nosso pertencimento ao município", detalha o pintor. O projeto ganhou apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), no valor de R$ 22 mil. Assim, quem passar pela via vai se deparar com desenhos estilizados do estádio Kleber Andrade, da apresentação de Paul McCartney, de monumentos naturais e históricos como o Monte Mochuara e a igreja de São João Batista em Cariacica Sede e manifestações do folclore cariaciquense, caso do personagem João Bananeira e das bandas de congo. "Quis trabalhar com esses elementos para que o público faça uma leitura da própria cidade em si mesmo e que o cidadão se veja no mural pois há muitos aspectos positivos e destaques na nossa cultura e nosso cotidiano que ainda não são plenamente conhecidos pela população", aponta.  A obra, seguindo as dimensões da geomanta, vai ocupar 133 metros de largura com uma altura de 8 metros na maior extremidade. Em alguns momentos, o trabalho terá que ser feito em escadas. Já o material utilizado é o esmalte sintético à base de água e é aplicado por meio de um aerógrafo, uma pistola de ar comprimido que jateia a tinta. "Além de maior durabilidade e ótima qualidade, a vantagem desta tinta é que os desenhos não sairão prejudicados se houver uma limpeza na geomanta", explica. Pela previsão de Souza, em se mantendo o tempo firme, a obra será entregue em 60 dias. Os trabalhos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. Autodidata Nascido em Pancas, Vagno de Souza teve um flerte com a arte desde a infância. Já rascunhava desenhos durante as aulas quando garoto. Mudou para Cariacica aos sete anos. Aos 17, fez um curso de desenho com a artista plástica Teresinha Lacerda, em Vitória. "Com ela, aprendi a desenvolver o desenho por meio do lado direito do cérebro, técnica que ficou famosa no mundo inteiro divulgada pela arte-educadora americana Betty Edwards", relembra. Com o traço aprimorado, passou a fazer retratos e caricaturas por meio de grafite sobre papel. "Fazia descompromissadamente exposição e eventos em restaurantes e centros culturais. No saudoso Orkut, postava minhas criações. Dali, as pessoas começaram a despertar interesse por encomendas", lembra. Dos desenhos no papel passou a encarar muros e paredes de grandes dimensões. Foi fazendo arte sob encomenda com pintura mural para restaurantes, igrejas, escolas, hotéis e pousadas. Hoje, seus trabalhos podem ser vistos, além da Grande Vitória, em Marechal Floriano, no distrito de Araguaia (onde pintou um São Miguel Arcanjo de 13 metros na fachada de um edifício), Domingos Martins, Alfredo Chaves e Santa Maria de Jetibá.   Veja na galeria abaixo outras obras de Vagno de Souza: