Busca

Fórum municipal debate políticas públicas sobre drogas em Cariacica

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) o I Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas de Cariacica. Durante toda manhã, integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Comud), da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (Semdh) e de outras entidades debateram as principais ações que podem auxiliar no combate às drogas em Cariacica. O evento contou com palestra “Políticas Públicas Sobre Drogas”, com o médico psiquiatra Gilson Gilbert Filho; mesa-redonda com o capitão da Polícia Militar Capitão Leonardo Almonfrey Stein; Hudson Vassoler, presidente do Conselho Municipal da Saúde; e Betsaida Moulin Malheiros, referência técnica estadual de saúde mental. A abertura do fórum foi feita pela secretária da Semdh Samiramis Baldotto Lessa, que falou sobre importância do fórum para elaboração de políticas públicas efetivas no combate às drogas. “Cerca de 96% dos homicídios registrados no Espírito Santo têm ligação com o tráfico de drogas. Por isso é necessário construir políticas públicas mais efetivas”, destaca. Já o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas de Cariacica, Carlos Lopes, o combate exige esforços intersetoriais, envolvendo poder público e sociedade civil. “O poder público precisa liderar esse processo de forma ampla, envolvendo políticas de educação, esporte, culturais e fortalecer fatores protetivos, possibilitando oportunidades iguais para todos”, disse. O evento contou ainda com a participação do secretário de Saúde César Colnago; do subsecretário de Assistência Social Marcelo Davi; de Marcia Macedo, representante do senador Magno Malta; e do presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas Kleber Serrano.