news

Transformar áreas com descarte irregular de lixo custa R$ 1,4 milhão ao ano à Prefeitura

O trabalho contínuo para transformar áreas com descarte irregular de lixo custa por ano R$ 1,4 milhão ao cofre municipal. Segundo levantamento realizado em 2014, são 311 pontos nessa situação por toda a cidade. Essa realidade começa a ser transformada, por meio da ação da subsecretaria de Serviços, em conjunto com as comunidades. As áreas públicas nesta situação são limpas e, quando é possível intervir no local, é executada a revitalização. Foi o que aconteceu nas comunidades de Itacibá e Nova Brasília, por exemplo. Os moradores de Itacibá ganharam um campo de areia para práticas esportivas. Em Nova Brasília, no entorno do campinho do bairro, agora, além da área para prática de atividades esportivas na areia, também existe uma praça de convivência. Assim, os locais que antes eram depósito de lixo, tornaram-se lugar de recreação. Preservação A população é tão responsável quanto os órgãos públicos na conservação e limpeza da cidade. Com atitudes simples, os moradores ajudam na eliminação de lixo. Para isso, os moradores devem depositar os resíduos em local adequado e próximo ao horário do carro coletor passar no bairro. O itinerário da coleta está disponível no site da Prefeitura. Caso o morador queira solicitar melhorias no serviço de coleta, ele pode sugerir ou reclamar no disque lixo: 0800 283 9887 (de segunda a sexta, das 7h às 17h). No caso de descarte de móveis e eletrodomésticos usados, o morador pode acionar o serviço de Papa-Móveis através do telefone 3354-5450. O atendimento será agendado. Já em relação a resíduos provenientes da construção civil, o descarte é de responsabilidade do proprietário da obra que deve contratar uma empresa especializada no serviço.