Busca

Vacinação contra a gripe: é fácil e não precisa agendar

O número de casos de Influenza (gripe) aumentou nas últimas semanas, o que tem provocado uma corrida em busca por consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos pronto atendimentos. Por isso, é importante que toda a população acima de seis meses receba a vacina contra gripe. A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) salienta que, para quem ainda não se vacinou contra a gripe, é muito fácil garantir a sua dose na cidade. “Há imunizantes disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. A vacinação acontece em horários e locais variados para que ninguém deixe de garantir sua dose”, ressaltou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde. Os munícipes que ainda não foram imunizados contra a gripe podem se vacinar sem agendamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel e Porto de Santana. Há ainda horário estendido de vacinação, das 7h às 18h30, nas UBS de São Francisco, Santa Fé, Bela Aurora, Valparaíso, Santa Bárbara e Itaquari. Também há vacinação no Faça Fácil (próximo ao Terminal de Campo Grande) até a próxima sexta (17) e no Supermercado Casagrande de Campo Grande até o próximo sábado (18), das 8h30 às 16 horas. Estes locais também oferecem imunização contra a Covid-19 para todos os públicos da campanha.  Atendimentos e testes Para atender a esta alta da demanda, a Semus orienta que, antes de se dirigirem aos PAs, os munícipes com sintomas gripais leves procurem qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para realizar testagem de Covid-19. O resultado sai em 20 minutos. "As Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para atender esses casos mais leves. Não é preciso se dirigir aos PAs para receber atendimento nestes casos", salienta Roberta Goltara.  A Semus orienta ainda que a população continue fazendo uso de máscara e álcool 70% e evite aglomerações.  Procura por exames A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que, nas últimas duas semanas, aumentou a procura de serviços de saúde pela população, bem como a demanda de exames de pesquisa de vírus respiratórios recebidos pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen). Foi observado que, nas últimas duas semanas, houve um aumento também de exames analisados e da taxa de positividade por Influenza. Em outubro, a taxa era de 0,04%, e em dezembro, até o dia 13, registrou-se taxa de positividade crescente de 7,3% em todo o Estado.