Parque 'O Cravo e a Rosa' será referência na Grande Vitória

Já está em execução a primeira etapa do projeto de proteção do Parque Municipal "O Cravo e a Rosa" que contempla o cercamento da área de 407.564,95 m². A conservação do extenso espaço urbano de vegetação resgata a valorização dos recursos naturais do município que, com a implementação da obra, será o maior parque da Região Metropolitana da Grande Vitória. O perímetro do "O Cravo e a Rosa" está situado entre os bairros de Nova Brasília e Itacibá. Na área há duas nascentes que dão nome ao parque e que estão protegidas por pequenos fragmentos de Mata Atlântica. A conservação do “O Cravo e a Rosa” demarca a importância ambiental urbana do parque contribuindo para a qualidade de vida dos munícipes, com conforto climático e estético e manutenção da paisagem natural. A iniciativa da conservação deste espaço verde colabora com o desenvolvimento sustentável do município, pois o contato com a natureza e a qualidade ambiental são determinantes para a realização de atividades física e de lazer. Nesta primeira etapa do projeto, executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com o suporte do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (Fundo das Cidades), a área está recebendo cercamento com muro de concreto e telas de proteção. Ainda estão previstos a execução das portarias norte e sul. O valor do investimento da primeira etapa da obra será de R$ 1,8 milhão. A partir da infraestrutura investida no parque municipal, será possível estruturar projetos urbanísticos integrados para a criação do Plano de Manejo, que vai possibilitar a normatização de como a área será utilizada, considerando o diagnóstico social, econômico e ambiental. A criação e implementação de unidades de conservação (UCs) é uma estratégia utilizada mundialmente na busca da conservação dos recursos naturais e a sustentabilidade ambiental, econômica e social. No Brasil, a Lei Federal 9.985, de 18 de julho de 2000, instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), trazendo critérios e normas para a criação destas áreas. O SNUC, no seu artigo 27º, determina que cada UC possua um Plano de Manejo. No caso das unidades de proteção integral, esse instrumento de planejamento e gestão deve contemplar uma zona de amortecimento e os corredores ecológicos, elencando medidas que promovam a proteção da biodiversidade e integrando as unidades à vida econômica e social das comunidades vizinhas. A criação do Conselho Ambiental de Conservação, ações de envolvimento da comunidade entorno do parque são algumas medidas previstas, conforme o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli, que ainda pontua o forte ativo ambiental vinculado ao parque e a aposta de valorização da área para recreação dos munícipes. Parque Municipal "o Cravo e a Rosa"