Confira histórias de campeões contemplados pela Lei Horácio Carlos Rosa

Em outubro, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) lançará o segundo edital da Lei Horácio Carlos Rosa, que incentiva e apoia atletas no município. No primeiro edital, foram beneficiados 30 atletas e 18 projetos sociais. Dentre os esportistas contemplados, está a única brasileira campeã do mundo no Kickboxing, a cariaciquense Barbara Nepomuceno que, no último sábado (5), sagrou-se campeã do WGP 26, maior evento da modalidade na América Latina, levando à lona, por três vezes, a adversária por nocaute. A multicampeã de ginástica rítmica, Francielly Machado Pereira, que estará representando o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016, também é uma das contempladas pela Lei Horácio Carlos Rosa.

Conheça as trajetórias de outros atletas beneficiados pela Lei Horácio Carlos Rosa:

Luciana Amorim

LCV-9508

Luciana Amorim começou a praticar tênis de mesa como hobby na escola. Apenas jogando no colégio, ela passou a ganhar de quase todos os colegas que a enfrentavam. Isso despertou a atenção de alunos e professores, que, além de a elogiarem, sugeriram que ela investisse no esporte. Foi então que um amigo do pai dela e também atleta, Claudio Meneguz, perguntou se ela não queria se inscrever na Federação Capixaba de Tênis de Mesa (Fecatem) para disputar campeonatos. Já na primeira competição que participou, ela ficou em 1º lugar. A vitória motivou Luciana a continuar treinando, pois, além de tomar gosto pelo tênis de mesa, seu trabalho estava rendendo resultados. Além disso, sempre teve o apoio do pai, Jair Amorim Filho, seu maior incentivador. Como amante de esportes, ele a levava às partidas e comprava os materiais que Luciana precisava. Com muita dedicação, em 2013, ela foi medalhista de prata na Etapa Estadual dos Jogos Escolares. Já em 2014, foi ouro na Etapa Estadual dos Jogos Escolares, 10º lugar na Etapa Nacional dos Jogos Escolares, além de melhor atleta estadual de tênis de mesa.

Em 2014, por meio do secretário de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher, Luciana tomou conhecimento da Lei Horácio Carlos Rosa. Ela reuniu os resultados que obteve, inscreveu-se na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) e acabou sendo contemplada.

“Essa lei é muito importante, pois quem é atleta sabe como é difícil se manter no esporte. Temos vários custos com materiais, viagens, dentre outros. Só tenho a agradecer por essa ajuda. Ela motiva a dedicar-me cada vez mais ao tênis de mesa”, afirma a atleta de tênis de mesa de 17 anos, Luciana Amorim.

Denisval Alves de Souza

LCV-9502

Desde 1997, Denisval Alves de Souza trabalha com vendas de bicicletas e motos. Casado, pai de dois filhos, começou a praticar ciclismo em 1998 e, desde então, divide sua vida pessoal com o esporte e o comércio. Ele conheceu o ciclismo por meio de amigos, entre 1996 e 1998, época em que pedalava apenas aos finais de semana. Ao ficar sabendo sobre a competição “Mountain Bike ”, em Vitória/ES, ficou muito interessado em participar. Inscreveu-se e faturou uma medalha de bronze. Daí em diante, só parou quando teve um acidente de carro. O atleta precisou colocar parafusos no tornozelo e o médico que o atendeu desenganou-o quanto à prática de exercícios físicos. Assim, o esportista permaneceu dois anos parado. Mas a vontade de vencer e de superar foi mais forte. Ele tentou andar de bicicleta novamente e viu que a atividade poderia ajudar na recuperação do movimento do pé. Com muita fé e acreditando em seu potencial, voltou a disputar provas estaduais e percebeu que estava apto para competir nacionalmente. Os títulos seriam só questão de tempo.

Veja abaixo as premiações do nosso multicampeão:

2012: Vice-campeão no Piocerá (campeonato a nível internacional, realizado no Piauí); campeão estadual na modalidade resistência e vice no contra-relógio e Atleta Destaque;

2013: Campeão estadual na modalidade maratona e vice na XC; campeão brasileiro na modalidade resistência e fechou 2013 como vice-campeão no ranking nacional;

2014: Campeão estadual na modalidade resistência; vice-campeão brasileiro na modalidade resistência; 4º lugar no Campeonato Brasileiro no contra-relógio; fechou 2014 como vice-campeão no ranking nacional da modalidade resistência e vice da maratona; Destaque do Ano (Melhor Ciclista do Estado);

2015: Campeão estadual na modalidade resistência e no contra-relógio, 4º lugar no Campeonato Brasileiro na modalidade resistência, 3º lugar no Brasileiro de Maratona e campeão da 14ª Taça Cidade de Vitória, atual líder do ranking nacional na modalidade estrada e vice no ranking nacional na modalidade maratona.

“A vida não é fácil, mas amo o que faço. Sempre iremos encontrar dificuldades no caminho, mas quando fazemos as coisas com amor, tudo se torna prazeroso e a chance de vitória é muito maior. Acompanho os processos relativos a Lei Horácio Carlos Rosa há muito tempo. Quando fiquei sabendo que ela foi sancionada, procurei inscrever-me o mais rápido possível. Fui contemplado e agora estou muito mais motivado. Acredito que ela ajudará muito, não só a mim, mas ao esporte de Cariacica como um todo”, afirma o ciclista Denisval Alves de Souza.