news

III Mostra de Arte e Cultura traz mais de 50 atrações nos finais de semana de setembro

Serão mais de 50 atrações gratuitas envolvendo teatro, artes plásticas, fotografia, literatura, dança, cinema. Assim é a III Mostra de Arte e Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), que vai levar todo o talento e criatividade dos artistas de Cariacica para um público amplo. "Vamos ocupar todos os espaços, sejam os administrados pela Semcult, quanto os da rua, os das comunidades e aqueles da cultura popular", sintetiza a secretária de Cultura, Renata Wextler. A programação irá acontecer durante os três finais de semana de setembro (12 a 14/09; 19 a 21/09; e 26 a 28/09), no Centro Cultural Frei Civitella, Biblioteca Madeira de Freitas (ambos em Campo Grande), na Estação Cidadania-Cultura, Praça CEU, em Nova Rosa da Penha e em praças e espaços dos bairros das 13 regiões da cidade. Os trabalhos começam nesta quinta-feira (12) com uma grande mostra regional de dança, a partir das 8h, no Frei Civitella com as escolas da rede estadual de ensino da região de Cariacica e região serrana. Ao ar livre, a equipe da Biblioteca Madeira de Freitas incentiva os passantes na praça de Campo Grande a expressarem seu amor pela poesia e literatura por meio de um sarau livre. No entorno do bairro, os atores do grupo HB irão desenvolver performances.  Na sexta-feira (13), o destaque das artes plásticas vai para  uma exposição coletiva com Elaine Sohelo, Vilson Barbosa e Jocilene Muniz, abrindo às 8h na Praça CEU, em Nova Rosa da Penha. Ainda no bairro, na praça da Bíblia, acontece a partir das 18h30, o espetáculo "Circo Itinerante Eco-Espetacular" com o artista Nisinho Rasta. Já no sábado (14), uma mostra de curtas privilegia a região do congo. O projeto "CineCurtas" vai ser exibido a partir das 18h na sede da Banda de Congo Mestre Tagibe, em Roda d'Água. A noite reserva apresentação da Orquestra de Violões Bom Pastor, sob regência de Hugo Leonardo Rodrigues. A partir das 19h, na praça de Bela Aurora.  Para a secretária, apresentar uma gama de atividades simultaneamente é estratégia para destacar a riqueza e diversidade da produção cultural do município. "Cariacica vive um momento de grande efervescência cultural resultado de políticas públicas culturais implementadas que refereciam a cultura expressa pela diversidade de linguagens, fazeres, saberes e expressões artísticas como potência capaz de ressignificar territórios por meio da produção de sentidos nos/dos/com os cotidianos das pessoas", aponta. Serviço:  Programação da III Mostra de Arte e Cultura - Quinta-feira (dia 12) 8h às 12h: Mostra Regional de Dança “Arte em movimento” – Superintendência Regional da Educação de Cariacica (SRE). Com os grupos Winx Chernobyl; Labuto Dancing,  SJB,  Alma Teen, JM,  Santos Silva,  Honey Moon,  SRM,  MNP. No Teatro Frei Civitella, Campo Grande. 13h às 17h: Mostra Regional de Música “Arte em Harmonia” – SRE-Cariacica. Com os grupos Dueto Metal e Corda, Famas, Leven,  Viva Music, Ô Bebê,  JCB,  Vitor Benincá,  JM,  SJB,  SEM,  Santos Silva,  JLN. No Teatro Frei Civitella, Campo Grande. 14h às 16h: Sarau Palavra Livre com a equipe da Biblioteca Madeira de Freitas. Na Praça de Campo Grande. 14h às 16h: Exposição “Fotografia móvel: A vida urbana de Cariacica retratada por um smartphone”. Fotógrafo: Gleidson Gomes Silva Junior. Na Praça de Campo Grande.   14h30 às 17h: Performance teatral Grupo HB de Teatro. Com os atores Hudson Braga, João Vitta e Nelson Ricardo Amaro. Local: ruas no entorno da praça de Campo Grande. 12h às 19h: Exposição “A Arte como terapia” da artista Plástica Zélia Scalfoni. No segundo pavimento do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. - Sexta-feira (dia 13) 8h às 16h: Sob o olhar da artesania – Exposição. Com os artistas: Elaine Sohelo, Vilson Barbosa e Jocilene Muniz. Na Biblioteca Vila do Progresso, na Estação Cidadania-Cultura, Praça CEU, em Nova Rosa da Penha. Duração: até 11 de outubro. 9h30h às 17h: Mostra Regional de Teatro “Arte em cena” - SRE-Cariacica. Com as peças: “O Auto da Compadecida”, “Sapo que vira Rei que vira Sapo”, “Pluft, o Fantasminha”, “O Quarto do Quarto”, “Valorizando o Sentido da Vida”, “O Grande Circo Místico”.  No Teatro Frei Civitella, Campo Grande. 18h30 às 19h30: Circo Itinerante Eco-Espetacular com o artista Nisinho Rasta. Na Praça da Bíblia, Nova Rosa da Penha I.  - Sábado (dia 14) 9h às 11h: Oficina Máscaras e máscaras - do papel a argila. Artista: Elaine Sohelo. No Ateliê Elaine Sohelo, (ao lado da EMEF Orlando Moreira), Itapemirim.   15h às 19h: Festa dos 12 anos da Banda do Mestre Tagibe. Na sede da Banda de Congo Mestre Tagibe em Roda d’Água. 18h às 19h: Projeto CineCurtas Roda D’Água. Na sede da Banda de Congo Mestre Tagibe em Roda d’Água. 19h às 20h: Apresentação da Orquestra de Violões Bom Pastor. Músico e regente: Hugo Leonardo Rodrigues. Na praça de Bela Aurora. 21h às 22h: Apresentação da Banda de Congo São Benedito de Boa Vista. Na festa da Comunidade Católica Santa Cruz. Em Jardim Botânico.