“Cidades da Solda” encaminha 15 profissionais ao mercado de trabalho

A primeira edição do projeto “Cidade da Solda”, em Cariacica, formou 15 soldadores no município. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na sexta-feira (05), no auditório da ArcelorMittal, em Bela Aurora. A oportunidade de qualificação profissional para os jovens é fruto de uma parceria entre Fundação ArcelorMittal e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit). O programa promove a capacitação de jovens carentes, desempregados, em situação de risco social, para trabalharem como soldadores e maçariqueiros, visando sua inserção no mercado de trabalho e o atendimento à demanda atual e futura destes profissionais. Os participantes cumprem uma carga horária de capacitação teórica e prática de 300 horas/ aula. A meta é inserir, no mínimo, 50% dos formandos no mercado de trabalho. O morador do bairro Boa Sorte, Saulo Teixeira Nery, 19, foi um dos alunos do curso. “As aulas foram perfeitas. Os professores tem muito conhecimento do trabalho tanto na prática quanto na teoria. Além disso, tivemos oportunidade de fazer uma visita técnica para entender a atuação dos profissionais da área dentro da própria ArcelorMittal”, avaliou. O gerente de Recursos Humanos da empresa, Herik Marques, deixou claro, durante a cerimônia de formatura, que já está de olho nos profissionais para futuras contratações. “O histórico dos formandos fica armazenado no nosso banco de dados. Vamos buscar inseri-los no mercado de trabalho, tanto por meio das oportunidades que forem surgindo dentro da ArcelorMittal, quanto para as empresas que prestam serviços para ela”, detalhou. A soldagem é um processo de ligação de materiais metálicos, usado, por exemplo, para a montagem de torres de alta tensão. De acordo com Marques, os alunos estão preparados para a realização da solda (Mig e Eletrodo) e para fazer o corte em maçarico. O secretário municipal de Cidadania e Trabalho, Paulo Roberto de Oliveira, lembrou que inicialmente foram 20 alunos inscritos. Para os 15 que se formaram, ele reconheceu: “Vocês já são vencedores. Conseguiram concluir o curso, apesar das dificuldades. Sei que muitos já chegavam cansados de outros afazeres, mas terminaram um ciclo de aprendizagem, que agora está abrindo a porta do mercado de trabalho”. Entre os 15, estava a única mulher da turma. A aluna Raiany Alves da Silva, de 21 anos. “Eu comecei a fazer o curso e gostei. É nessa área que quero trabalhar e vou continuar estudando, quero fazer outros cursos. Me sinto muito bem preparada para ingressar no mercado de trabalho”, concluiu.