Gabriel, o Pensador conversa com jovens de Cariacica nesta quarta (10)

O cantor, compositor e escritor Gabriel, o Pensador é a grande atração desta quarta (10), dentro da programação da Semana Municipal da Juventude de Cariacica. Ele comanda uma palestra sobre como o jovem pode ser fator de diferença na própria vida e também no mundo de hoje, no Fórum da Juventude Sustentável, às 14h, na Arena Unimed Sicoob (estádio da Desportiva), em Jardim América. O evento é aberto ao público. O artista participa da mesa de discussão a partir das 15h30.

No fórum, Gabriel irá aprofundar questões sobre o protagonismo juvenil.O evento é realizado pela Prefeitura de Cariacica em meio a um convênio com o Instituto Anexo Cultural, ONG que desenvolve projetos sócios culturais educativos com jovens, adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social.

A gerente de Juventude de Cariacica, Sabrina Tancredo, explica que o objetivo é discutir a ação do jovem e do adolescente diante aos problemas enfrentados por eles e a sua participação na sociedade, seja de maneira individual ou em grupo. “O diálogo pretende estimular a juventude a ajudar na promoção da paz, combatendo, assim, a violência. Cariacica está entre as cidades do país onde mais se matam jovens e, para solucionarmos esse problema, é necessário o engajamento de todos e não apenas do poder público. A participação do artista incentivará os jovens a estarem engajados na construção de políticas públicas em prol do seguimento juvenil”, destacou.

Artista

Gabriel, o Pensador, nome artístico de Gabriel Contino, é cantor e compositor de rap. Ganhou destaque no cenário nacional com letras de crítica social e moral, como acontece na música rap.

Ele ganhou visibilidade no fim de 1992, quando ainda era estudante de Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”. O personagem da letra era Fernando Collor de Mello, que tinha acabado de renunciar ao cargo frente a um processo de impeachment.

Em 2001, Gabriel lançou o seu primeiro livro autobiográfico “Diário Noturno”. Quatro anos mais tarde lançou “Um Garoto Chamado Roberto”, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte. Em 2008, lançou o livro “Meu Pequeno Rubro-Negro”.

Paralelo a isso, Gabriel mantém projetos culturais e educativos como o “Pensador Futebol”, que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar, e o “Pensando Junto”, que atende as crianças carentes da Rocinha, comunidade do Rio de Janeiro.

Semana da Juventude

A programação da Semana Municipal da Juventude de Cariacica segue até o final do mês com a realização de diversas atividades culturais, esportivas e conscientização ambiental para os jovens. Além da palestra com o cantor, antes, na manhã desta quarta-feira, haverá a ação "A Tomada do Canal: Rio Formate" a partir das 9h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luzbel Pretti, em Bairro Operário. O intuito é conscientizar os alunos quanto à preservação do manancial, por meio de palestras, limpeza do rio e oficina de pranchas confeccionadas com garrafas pets.

Serviço:

Fórum da Juventude Sustentável Juventude Viva com palestra de Gabriel, o Pensador

Quando: nesta quarta (10), às 14h. O artista inicia seu bate-papo a partir das 15h30.

Onde: Arena Unimed Sicoob, Rod. BR-262, s/n (Estádio Engenheiro Alencar Araripe), Jardim América, Cariacica.

Informações: (27) 9 9809-7748 (Instituto Anexo Cultural)

Programação completa do mês:

Juventudecariacica