Ginástica rítmica gratuita para crianças de Vale dos Reis

Harmonia, graça e beleza com movimentos criativos. Pais e crianças conheceram nesta quarta-feira (06), o projeto "Ginástica Rítmica Cariacica" que oferecerá aulas gratuitas da modalidade a meninas moradoras do bairro Vale dos Reis e região. As alunas matriculadas receberam o material para o treino. O projeto é uma parceria ente a Secretaria Municipal de Esportes (Semesp) e o Governo do Estado. As aulas acontecem nas quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h30, no Society  Cintra, em Vale dos Reis, sob  a direção da professora de Educação Física Aline Vitorino. A idade das matriculadas está entre 6 e 15 anos de idade. O iniciativa foi aprovado por Josiane De Paula Amaral, 39 anos. Sua filha, Mariana, de 12, participará do projeto. "É uma oportunidade muito boa pois aqui é  um bairro que não tem atividade nenhuma inclusive para o divertimento das crianças. Esta modalidade de esporte será bacana para minha filha, pois agora ela terá um local para ir. Ela não vai querer ficar na rua e vai querer fazer amizades aqui dentro", pontuou. A filha concorda. Ela diz que o interesse surgiu porque gosta do esporte. "Vai ser muito bom para mim pois farei uma atividade que será proveitosa! Como minha mãe disse, assim eu não ficarei na rua com amizades ruins e poderei participar junto com as minhas amigas", comemorou. Requisitos Para participar é necessário que as crianças estejam matriculadas em alguma instituição de ensino. A orientação das alunas será individual. "Serão 4 a 5 meses de iniciação. Depois será o trabalho de treinamento. Esta etapa talvez começaremos no próximo ano", informou a professora Aline Vitorino. A ginástica rítmica auxilia nas questões motoras e psicomotoras. Também é uma forma das alunas adquirirem noções de disciplina, pois é necessário cumprir os horários. "Vamos utilizar os aparelhos próprios para o exercício da modalidade, tais como: maça, arco, corda, bola e fita. Além disso, as alunas terão sessões de alongamento porque a preparação física é onde se trabalha mais nesta modalidade. Assim é possível preparar novos talentos", resumiu. Cerimônia Na ocasião, o secretário de esportes, Edvaldo Erlacher, frisou os esforços da administração municipal para a promoção das atividades nas comunidades. "Este trabalho é o nosso dever para melhorar a qualidade de vida de vocês e de seus filhos. Porque o esporte tem suas normas específicas que contribui com a formação disciplinar do aluno", destacou. Erlarcher ainda lembrou que novos talentos poderão surgir . "Basta acreditar, sonhar e aproveitar a oportunidade. Estamos aqui para juntamente começar a plantar a semente que dará a chance de nascer novos atletas", destacou. Para isso, o secretário pontuou que é essencial o apoio dos pais e dos responsáveis.  "É ruim quando os pais colocam os filhos em uma escolhinha e os deixam lá. Gostaria que vocês, pais, assumissem com a gente esse projeto, pois o envolvimento de vocês é importante", alertou.